Defesa Civil Municipal alerta a população sobre as condições climáticas e prevenção de riscos

05/04/2022 - 18:11 Atualizado há 5 horas

Em decorrência das chuvas constantes em determinados períodos do ano, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Defesa Civil Municipal, atua de maneira intensa para atender às necessidades da população e alerta sobre as medidas preventivas em relação aos possíveis danos associados ao tempo chuvoso.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Silva, a partir do primeiro bimestre do ano o trabalho da Defesa Civil é ajustado ao da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsurb) no intuito de vistoriar e realizar a manutenção dos canais, córregos, rios e bocas de lobo. “Em tudo isso a Defesa Civil faz um trabalho preventivo junto com a Semsurb e a secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), porque a prevenção é a maior arma que a gente tem”, afirmou.

Luciano Silva, coordenador da Defesa Civil Municipal

O coordenador ainda destacou os locais cujos serviços de limpeza já foram realizados, como na área do Eduardo Gomes e Rosa Elze. “Há planos para que esta semana limpemos os canais da sede do município. Nestes últimos dias a nossa prevenção está voltada para a manutenção desses canais, uma vez que estamos em um mês chuvoso, com chuvas intensas e não esparsas. Estamos nos preparando para este cenário, porque os canais limpos fazem com que a água escorra naturalmente, mesmo nessas ocasiões atípicas”, explicou.

Vale ressaltar a importância do monitoramento das encostas, que é realizado regularmente pela equipe da Defesa Civil; a importância da poda das árvores, cujo risco ainda se estende para acidentes com raios; e da educação ambiental, pois algumas pessoas jogam seus resíduos em locais indevidos, como rios, córregos, bocas de lobo e riachos. Fato que reforça a importância da educação ambiental para incutir na população a consciência de que a nossa atuação é também fundamental.

Em caso de ocorrências

Em casos de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal através do telefone (79) 99975 4412, ainda em situações emergenciais, recomenda-se o contato com o Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Fotos: Heitor Xavier