Dados indicam que isolamento social têm desacelerado casos da Covid-19 em São Cristóvão

17/07/2020 - 18:56 Atualizado há 1 dia

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, nas últimas quatro semanas, indicou que houve um aumento nos índices de isolamento social, entre 15 de junho e 05 de julho. Esse índice impactou numa redução discreta de novos casos por dia.

Segundo a diretora de vigilância e atenção à saúde, Mayra Oliveira, a partir dos dados é possível verificar que a colaboração da população mantém-se como fundamental para que haja uma estabilização e, posteriormente, redução na curva de casos novos da Covid-19. “Continuamos pedindo que a população de São Cristóvão mantenha o isolamento social, a utilização constante de máscaras e a saída de casa exclusivamente para situações de real necessidade”, lembra.

Os dados apontam que na semana de 15 a 21 de junho, quando a média de isolamento era de 37,85%, foram registrados em torno de 19,1 casos. Já na semana de 22 a 28 de junho, o município teve uma média de 18,6 casos, com isolamento em 39,43%. Segundo o levantamento, entre os dias 29 de junho a 05 de julho, São Cristóvão teve um aumento no índice de isolamento (39,57%), e 17,1 casos positivados.

Porém, na última semana, compreendida entre 06 e 12 de julho, foi registrada uma taxa de incidência semanal maior (22,09), mesmo com índice de Isolamento Social de 40,14%. De acordo com a diretora, o desvio na curva pode estar relacionado à recente demanda reprimida de exames pelo LACEN ou maior oferta de testes rápidos pelo município. “A Secretaria de Saúde seguirá acompanhando a evolução semanal de casos novos do município” informa.

Panorama

Até esta quinta-feira (16), o município de São Cristóvão havia registrado 1317 casos confirmados do novo Coronavírus, sendo que 973 pacientes já foram recuperados, 272 estão cumprindo isolamento domiciliar, 14 internados e 58 óbitos. O bairro com maior incidência é o Eduardo Gomes, que possui 316 casos confirmados.

Com isso, São Cristóvão encontra-se atualmente em 4° lugar no Estado de Sergipe em número de casos. Entretanto, quando observamos a Taxa de Incidência acumulada, que estima o número de casos novos da Covid-19 levando-se em consideração o número de habitantes de cada município, o município encontra-se na 17ª posição. Em relação à taxa de mortalidade, São Cristóvão ocupa a 7ª posição.