Cristo redentor de São Cristóvão avança mais uma etapa na obra de requalificação

16/11/2021 - 20:58 Atualizado há 7 horas

Inaugurado em 1926, o Cristo redentor é considerado como um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, não apenas pela beleza proporcionada pela vista panorâmica, mas pelo apelo religioso. Logo, com o objetivo de preservar o monumento e fortalecer o turismo, a prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), avança com a obra e inicia a etapa de concretagem do primeiro piso do restaurante panorâmico que fará parte do local.

De acordo com o engenheiro fiscal Frederico Damasceno Pinheiro, a obra evoluiu para a fase mais complexa, a concretagem. “O futuro restaurante do Cristo já está na concretagem do primeiro piso, que é a parte mais complicada, porque necessita de um tempo de cura de no mínimo 28 dias, para que a próxima etapa seja iniciada. Primeiro fizemos o subsolo, e após a concretagem, vamos fazer a cobertura e concluir”, afirmou o engenheiro.

Frederico Damasceno Pinheiro, engenheiro fiscal

O arquiteto e urbanista Tiago Nascimento, criador do projeto que dará vida ao novo Cristo, mencionou a importância histórica do local, que completará 100 anos em 2026.  “Trata-se de um monumento quase centenário, que por muito tempo teve uma importância religiosa e econômica para a cidade. Com a requalificação, a movimentação local não será condicionada a eventos religiosos, pois terá um restaurante que permitirá uma maior permanência dos visitantes, contribuindo para a segurança do espaço, além do box policial”, concluiu.

Tiago Nascimento, arquiteto e urbanista

Ao passo em que uma etapa da obra é concluída, outros projetos entram em ação, como a reestruturação das vias de acesso ao alto do Cristo, por exemplo. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, “após essa parte estrutural, que deve ser entregue em um prazo de 60 dias, a próxima etapa será a recuperação do entorno e das vias de acesso ao alto do Cristo. O projeto que será lançado tem como objetivo proporcionar mais conforto e mobilidade aos moradores e turistas”, enfatizou.

Júlio Júnior, secretário de infraestrutura

Vale lembrar que, para a realização da obra foi necessário um investimento de R$ 1.971.374,42, proveniente de emenda do deputado federal Fábio Reis.

Avanço na obra deixa moradores satisfeitos

Leandro Santos, diarista, nasceu e foi criado no bairro Romualdo Prado, onde o cristo fica localizado. Para o morador a obra só vai trazer benefícios, um deles é a valorização dos imóveis. “Eu gostei dessa iniciativa porque aqui estava abandonado e só trazia transtorno e falta de segurança. Agora vai valorizar muito o nosso bairro, as casas, o comércio. O primeiro Cristo do Brasil merece esse cuidado. A prefeitura está de parabéns”, afirmou.

Leandro Santos, diarista

Para Joelma Teixeira, doméstica, que mora no bairro há mais de 40 anos, a obra no Cristo amplia as expectativas dos moradores quanto ao aumento do fluxo de turistas. “Com a possibilidade de chegar mais turista, nós moradores temos mais coragem de arriscar nas vendas, de montar um comércio. Sem falar na beleza que vai ficar. Que a gestão continue valorizando os moradores e deixando tudo assim, bonito”, exclamou a moradora.

Joelma Teixeira, doméstica