Crianças com comorbidades e PCDs começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em São Cristóvão

18/01/2022 - 01:48 Atualizado há 1 dia

“Estávamos ansiosos demais para chegar a hora dela se vacinar. Toda a família já se vacinou, só faltava ela e hoje nosso sentimento é de alegria em ver que esse momento finalmente chegou”. O relato de Marcos Vinícius de Oliveira, pai da pequena Lara Júlia, de 05 anos, reflete bem o sentimento dos pais que levaram seus filhos para tomar a dose esperança hoje em São Cristóvão.

Nesta segunda-feira (17), o município deu início à imunização contra a Covid-19 de crianças com idades entre 5 a 11 anos. Autista, Lara integra o grupo de crianças que está sendo vacinado na Cidade Mãe neste momento: aqueles com comorbidade ou alguma deficiência física e neurodiversos (TDAH, TEA e deficiência intelectual). A vacinação está acontecendo em 11 unidades de saúde do município.

Brenda dos Santos, Marcos Vinícius e sua filha Lara Júlia

Acompanhado da esposa Brenda dos Santos, Marcos Vinícius levou a pequena Lara para se imunizar na UBS Jairo Teixeira, Centro da cidade. Na ocasião, ele detalhou que o sentimento de alegria se uniu ao de alívio ao ver a filha se vacinando. Isso porque, ele mesmo já passou por diversos problemas por conta da Covid-19, chegando a ficar internado. “Tive Covid, fiquei internado no hospital da cidade, achei que não ia melhorar, mas graças a Deus sobrevivi. Sou mais um na estatística dos que sobreviveram”, contou.

Ele também aproveitou o momento especial para incentivar outros pais a levarem seus filhos para que sejam imunizados contra o coronavírus. “A vacina é muito importante, ela salva vidas. Desde pequenos tomamos as vacinas e não tem porque não tomar. Esperamos que todos tomem para tudo ficar bem logo e para a vida continuar”, incentivou.

Primeira criança vacinada

A primeira criança a receber a vacina foi o pequeno Roberto Inácio Lima, de 08 anos. Ele também foi imunizado na UBS Jairo Teixeira. Acompanhando o sobrinho na vacinação, Givalda Santos Lima também falou da alegria do momento. “É muita alegria. Ele tem asma e a gente acaba ficando mais preocupada. Nós da família já tomamos a terceira dose e agora foi a vez de ele tomar a primeira. Estávamos aguardando há muito tempo e agora estamos felizes demais por ele já poder se vacinar”, declarou.

Givalda Santos tia do Roberto Inácio

Quem fez questão de acompanhar a primeira tarde de vacinação na cidade foi o prefeito do município, Marcos Santana. O gestor relembrou que há exato um ano o Brasil vacinava a primeira pessoa contra a Covid-19, e que iniciar a imunização das crianças de São Cristóvão nesta data é algo simbólico. “Um ano depois estamos conseguindo vacinar nossas crianças, que é a parcela mais vulnerável da população e que também pode transmitir a doença. Momento de muita alegria, de emoção, onde vemos pais e mães trazendo seus filhos para se protegerem a partir daquilo que a ciência descobriu. É o momento em que a ciência vence o medo, a intolerância, a mentira. Esperamos que todas as crianças possam se vacinar em nossa cidade, para que definitivamente possamos atingir a maior parte da população do nosso município”, falou o prefeito.

Prefeito e secretária de saúde acompanharam a vacinação do pequeno Roberto, e das outras crianças vacinadas na UBS Jairo Teixeira

Protocolos e estratégias adotadas

Também presente no local, a secretária de saúde, Fernanda Rodrigues Santana explicou as estratégias adotadas pelo município nesta etapa da vacinação. “Nossa primeira estratégia, que seguirá nesta e na próxima semana foi abrir as unidades para as crianças e responsáveis, e caso a gente não consiga a adesão esperada nós vamos reavaliar e iniciar um novo processo”, informou a secretária, detalhando que as crianças que são domiciliadas ou possuem dificuldades de locomoção, os pais ou responsáveis devem sinalizar na unidade mais próxima para que a vacinação aconteça em domicílio.

A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Benízia Santana, detalhou que para a vacinação das crianças novos protocolos precisaram ser adotados. “Neste momento inicial as crianças vão ficar sob observação por 20 minutos dentro da unidade de saúde, para o caso de reações que são comuns de acontecer, assim como ocorre com todas as vacinas”.

Benízia Santana, coordenadora de imunização

Documentação

Para vacinação, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis. Os documentos para a vacinação são: Certidão de nascimento ou RG; Laudo médico ou receita médica que comprove a comorbidade; Cartão de acompanhamento para a comorbidade ou deficiência; Exames que comprovem a comorbidade; Cartão de Vacina e cartão do SUS.

Pontos de vacinação

As crianças podem se vacinar nos novos pontos das Unidades do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h:

UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)-  seg a sex

UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes) - seg a sex

UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria) - seg a sex

UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico) - seg a sex

UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia) - seg a sex

Ainda permanecem os seguintes pontos de vacinação, das 9h às 12h e das 13h às 16h:

UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado) - seg. a quinta

UBS Sinval José de Oliveira (São Gonçalo) - seg. a quinta