Crianças com 9 anos sem comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19 a partir desta quarta (26)

25/01/2022 - 21:44 Atualizado há 20 horas



O município de São Cristóvão inicia nesta quarta-feira (26) a vacinação contra a Covid-19 em crianças com 09 anos ou mais que não possuem comorbidades. Para receber a dose do imunizante, os pequenos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e precisam levar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e cartão de vacinação. As vacinas estão sendo aplicadas em 11 unidades de saúde do município.

 

A vacinação no município também continua para as crianças de 5 a 11 anos que têm alguma comorbidade ou alguma deficiência física e neurodiversos (TDAH, TEA e deficiência intelectual). Além de estarem acompanhadas dos pais ou responsáveis, é necessário que as crianças apresentem os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou RG; Laudo médico ou receita médica que comprove a comorbidade; Cartão de acompanhamento para a comorbidade ou deficiência; Exames que comprovem a comorbidade; Cartão do SUS e cartão de vacinação.

 

Para as crianças que são domiciliadas ou possuem dificuldades de locomoção, os pais ou responsáveis devem sinalizar na unidade mais próxima para que a vacinação aconteça em domicílio. Crianças que tenham apresentado sintomas gripais só podem se vacinar após o fim dos sintomas. Aquelas que testaram positivo para a Covid-19 só devem ser vacinadas após quatro semanas.

 

A primeira dose da vacina contra a Covid-19 também continua sendo aplicada nos adolescentes de 12 a 17 anos com a vacina Pfizer, em todos os pontos de vacinação da cidade. Para público geral, de 18 anos ou mais, a primeira dose também está disponível com o imunizante Pfizer.

 

2ª dose

 

A aplicação da segunda dose segue acontecendo para pessoas que tomaram a vacina Astrazeneca até 06/12 e Pfizer até 03/01. Também segue a aplicação da D2 para pessoas que tomaram a vacina CORONAVAC e estão atrasadas ou no prazo para tomar a segunda dose.

 

Dose de reforço

 

São Cristóvão segue aplicando o reforço na população com mais de 18 anos que já completou quatro meses da última dose contra Covid-19, ou seja, está liberado para quem tomou a segunda dose até 25 de setembro. Segue em aplicação a dose de reforço da Janssen, para quem tomou a primeira dose há pelo menos dois meses, e também para os imunossuprimidos que tomaram a Dose Adicional há quatro meses.

 

No caso da vacina Janssen, a dose de reforço é somente com a mesma vacina da Janssen. A exceto está nos casos de grávidas e puérperas, que na época não estavam, está sendo aplicado o reforço com a Pfizer.

 

Além disso, o município aplica também a dose adicional para Imunossuprimidos que completaram 28 dias da última dose contra Covid-19.

 

 

Pontos de vacinação

 

 

A população pode se vacinar nos pontos das Unidades do Programa Saúde na Hora, das 7h da manhã até às 19h:

 

 UBS Massoud Jalali (Rosa Elze)-  seg a sex

 

 UBS Maria José Figueroa (Eduardo Gomes) - seg a sex

 

UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria) - seg a sex

 

 UBS Jairo Teixeira (Centro Histórico) - seg a sex

 

UBS Raimundo Aragão (Alto da Divineia) - seg a sex

 

 Ainda permanecem os seguintes pontos de vacinação, das 9h às 12h e das 13h às 16h:

 

 UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado) - seg. a quinta

 

 UBS Sinval José de Oliveira (São Gonçalo) - seg. a quinta

 

 UBS Saúde Luiz Alves (Luiz Alves) segunda, quarta e sexta

 

UBS Antônio Florêncio (Tijuquinha) - segunda, quarta e quinta

 

UBS Bruno Kaique (Madre Paulina) - seg. a quinta

 

Foto: Dani Santos