CRAS de São Cristóvão recebe visita de usuários do CRAS de Aracaju e fazem passeio turístico pela Cidade Mãe

02/06/2023 - 15:35 Atualizado há 2 dias



 

A tarde dessa quinta-feira (01) foi só alegria e novas amizades. O CRAS de São Cristóvão recebeu calorosamente o CRAS Madre Tereza de Calcutá, de Aracaju. Os grupos de idosos de ambas cidades realizaram um passeio turístico pela Cidade Mãe e participaram de uma dinâmica de apresentação, fomentando a comunicação entre todos e inícios de vínculos fraternos. 

 

 

Visitas na Bica dos Pintos 

 

 

A iniciativa faz parte do projeto “Desbravando o mundo”, idealizado pelo CRAS da capital sergipana, que, de acordo com Kelly Vieira, educadora social do CRAS Madre Tereza, o projeto foi pensado após diagnosticarem uma carência em seus assistidos de não saberem nem conhecerem cidades vizinhas, nem mesmo outros bairros da própria cidade em que vivem. “Vamos visitar outras cidades como também outros bairros da capital, pois tem idosos que não conhecem toda Aracaju, viveram apenas em um lugar e não tinham a condição ou curiosidade de sair para novos lugares”. 



São Cristóvão foi a primeira cidade a ser visitada pelas idosas de Aracaju, e na oportunidade elas puderam conhecer atrativos turísticos como a Bica dos Pintos e o Cristo Redentor. Além de fortalecer o trabalho em rede e a troca de experiências, a oportunidade de conhecer os pontos turísticos de São Cristóvão permitiu aos profissionais uma imersão na cultura local, reforçando a importância do acolhimento e da valorização das comunidades atendidas pelas instituições, como destacou Fátima Teles, coordenadora do CRAS de Aracaju. “Mesmo tendo usuários que já conheçam a cidade, desejo que eles passem a vê-la com outros olhos, fazer novas amizades, se divertirem, ver a mudança do ambiente, isso seja aqui em São Cristóvão como em Aracaju”. 

 

 

 

Kelly Vieira e Fátima Teles, educadora social e coordenadora do CRAS de Aracaju, respectivamente

 

Ao todo, 14 idosas de Aracaju participaram da atividade, dentre elas, Maria de Fátima, 69 anos e usuária do CRAS Madre Tereza. Ela diz que já tinha visitado São Cristóvão há muitos anos. “Aqui era muito diferente de como até agora. Até aqui eu tô achando muito bom o passeio, muito bonito, o acolhimento de vocês foi maravilhoso, vocês são umas flores”, alegra-se Maria. 

 

 

Maria de Fátima, 69 anos 

 

Da mesma forma, Joana Lima de 61 anos, também já conhecia a cidade e elogiou a recepção das colegas do CRAS São Cristóvão. “Apesar da chuva, está sendo um dia maravilhoso para mim, conhecendo pessoas lindas. Tive aqui há muitos anos, e vindo depois da reforma é muito bom, está lindo demais o espaço, quero fazer muitas fotos e vídeos. Eu não queria vim, de início, mas quando disseram que era para São Cristóvão, mudei de ideia no mesmo minuto”.

 

 

Joana Lima, 61 anos 

 


A visita desta quinta também faz parte do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que atua com a defesa dos direitos e oferece diversos serviços para o público idoso através dos Centros de Referência em Assistência Social do município. Essa iniciativa certamente contribuiu para fortalecer os vínculos entre as equipes e para o aprimoramento dos serviços prestados, visando sempre ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida da população assistida. “Mostramos no tempo que deu o que São Cristóvão tem de melhor, nossos pontos turísticos, nossa história, nosso turismo religioso e outros lugares.”, explicou a gerente do CRAS São Cristóvão, Gilzanira Bastos. 

 

 

Gilzanira Bastos, gerente do CRAS São Cristóvão 

 

 

Ela acrescenta que posteriormente, o grupo do CRAS São Cristóvão fará a visita. “Hoje foi um dia de troca de conhecimento e de culturas. Assim como eles vieram, depois seremos nossa vez de irmos para Aracaju”, finaliza. 




 

Fotos: Dani Santos