Covid-19: Secretaria Municipal de Saúde divulga cartilha de exercícios respiratórios

24/06/2020 - 14:20 Atualizado há 12 horas

Com o objetivo de auxiliar os casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde publicou uma cartilha com exercícios domiciliares direcionados aos pacientes que estão em isolamento.

De acordo com a fisioterapeuta Iris Alane Santos, a atividade física pode ajudar a controlar a sensação de falta de ar e auxiliar a controlar a respiração. “Uma das maiores queixas dos pacientes em isolamento é a sensação de desconforto respiratório, então essa cartilha irá ajudar a minimizar isso.”

Iris ainda destaca que os exercícios evitam maiores complicações no estado de saúde dos casos confirmados. “O objetivo é ensinar exercícios que podem ser realizados durante o isolamento de forma a melhorar a função respiratória”, explica.

O documento traz técnicas como exercício respiratório diafragmático, inspiração fracionada, respiração freno-labial, exercício de respiração com sopro, exercício associando a respiração, mobilidade torácica, marcha estacionaria e alongamento.

A fisioterapeuta ressalta que os exercícios não são indicados em caso de diagnóstico de Covid-19 há menos de sete dias, temperatura corporal acima de 38ºC, início da falta de ar há menos de três dias e/ou pressão arterial abaixo de 90/60 mmHg ou acima de 140/90 m.

Para acessar a cartilha, é só clicar aqui