Coronavírus: Prefeitura de São Cristóvão reforçará medidas de prevenção nas grandes feiras livres do município

17/12/2020 - 16:58 Atualizado há 12 horas

Com o intuito de evitar a proliferação do coronavírus no município, a Prefeitura de São Cristóvão estabeleceu, nesta quinta-feira (17), que as grandes feiras livres, localizadas no Centro e Eduardo Gomes, terão as medidas de prevenção reforçadas. As novas ações foram definidas a partir de uma reunião entre as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e bombeiros civis.

De acordo com o secretário da Semap, Elísio Cristóvão Souza, uma das medidas adotadas será a redução do número de entradas das feiras, organizando assim, por meio de filas, a chegada da população ao local. Será feita também a aferição de temperatura e aplicação do álcool para higienização das mãos, além da instalação de um lavatório central e distribuição de máscaras.

Elísio também informou que as medidas de prevenção, a exemplo do uso de máscaras, precisam ser seguidas pela população e feirantes, podendo haver penalidades em caso de descumprimento. “Quem tiver sem máscara não poderá entrar na feira e o vendedor que estiver sem máscara será penalizado, não podendo comercializar na semana seguinte”, explicou.

Junto aos fiscais da Semap, dois bombeiros civis ficarão disponíveis nas entradas das feiras, auxiliando na organização do fluxo. Todos eles passarão por capacitação pela Secretaria de Saúde.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Cátia Patrícia Santos, explica que as medidas são necessárias para que haja uma diminuição na proliferação da Covid-19 no município. “Nós estamos intensificando as ações de fiscalização e orientação à população em vários locais, reforçando sobre a necessidade do uso de máscaras e álcool, evitarem aglomeração, para que a gente possa evitar a disseminação desse vírus”, destacou.

Ainda conforme a coordenadora, neste momento, estas ações ocorrerão nas feiras do Centro e Eduardo Gomes, que acontecem somente aos sábados, já que estas são caracterizadas por possuirem um maior número de vendedores e clientes. As demais feiras terão fiscalização e orientação reforçadas, porém, sem mudanças estruturais.

Outros pontos

A reunião também definiu que a SMTT dará suporte na carga e descarga dos caminhões com os mantimentos, além de manter a fiscalização e orientação do trânsito no entorno das feiras.

Além das feiras do Eduardo Gomes e do Centro, a entrada do Ceasa também passará a contar com aferição de temperatura e aplicação de álcool nos dias de feira.

Protocolo

O protocolo das Feiras Livres prevê, entre outras medidas de combate ao coronavírus, que as feiras ocorram em ambientes amplos, ao ar livre, e com um bom fluxo de ar, que o número de pessoas na área de comercialização seja o mínimo suficiente para garantir a distância adequada entre as pessoas e que se evite filas nas barracas de comercialização. Além disso, a orientação é que o atendimento do feirante ou colaborador seja feito a uma única pessoa por vez.

Os Protocolos Sanitários estão disponíveis à população no portal da prefeitura de São Cristóvão, na aba Covid-19, em Ações de Enfretamento: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/municipio/covid19

Fotos: Heitor Xavier