Coronavírus: entenda o fluxo para a realização do teste rápido

08/06/2020 - 17:11 Atualizado há 1 dia

Como forma de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais de 300 testes rápidos desde o início da pandemia. A identificação dos casos infectados é de extrema importância para o controle do vírus.

“A realização dos testes rápidos no município é de suma importância, porque traz uma melhor visão de como realmente está a incidência do Coronavírus em São Cristóvão. Com isso, conseguimos ter um número mais próximo da realidade. Nós conseguimos também isolar tanto o paciente que for positivo pelo restante do tempo que falta para completar o isolamento, quanto fazer a vigilância dos contatos. Caso algum deles apresentem sintomas, já temos um olhar mais alerta por saber que é contato de um caso positivo.”, afirma a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa.

A pessoa que apresentar sintomas leves (isoladamente ou associados), como tosse, coriza, febre (maior ou igual a 37,8°), dor de cabeça, diarreia e dor de garganta, deve procurar preferencialmente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, ou alguma das Unidades de Referência (Jairo Teixeira de Jesus, no bairro Centro, ou Maria José Soares Figueroa/Contêiner, no bairro Eduardo Gomes).  Em caso de dificuldade de respirar, o indicado é procurar a Atenção Especializada (Hospital ou Urgência 24h).

Nas Unidades, o médico irá avaliar os sintomas. Caso seja diagnosticado como Síndrome Gripal, o paciente é notificado através do Formsus pela equipe e passa a ser monitorado a cada 48 horas. Desta forma, a SMS também é notificada sobre cada caso.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica a centralização dos testes. “Nós recebemos os testes encaminhados pelo Ministério da Saúde através da Secretaria Estadual de Saúde. Os testes ficam centralizados aqui na Coordenação de Vigilância Epidemiológica para que a partir do agendamento dos testes com os pacientes, a gente disponibilize para que seja realizado naquele dia determinado. Visto que não é feito no primeiro dia do atendimento, porque o paciente, normalmente, chega numa fase mais aguda e a gente agenda para os dez dias após o início dos sintomas.”

Os testes rápidos possuem limitações, entre elas a necessidade de ser realizado em pessoas sintomáticas e após o oitavo dia do início, preferencialmente entre o 10º e 14º dia. De acordo com o Ministério da Saúde, é preciso esperar esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos suficientes para ser detectado no teste.

Os pacientes que estiverem dentro dos critérios indispensáveis para a realização do teste receberão uma ligação da equipe de saúde para o agendamento da data. No dia informado, a SMS envia o teste para a Unidade de Saúde responsável, que colhe a amostra e comunica o resultado ao paciente.

“A gente tinha critérios mais rigorosos na realização do teste rápido. Dia 27 de abril a SES enviou uma lista maior de prioridades na realização dos testes e desde então conseguimos ampliar para uma maior parte da população a oferta desses testes rápidos.”, esclarece Beatriz Costa.

Capacitação

As equipes de todas as Unidades de Saúde estão preparadas para realizar o teste. Nos dias 28 e 29 de abril, ocorreram capacitações ofertadas pela Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica.

“A gente dividiu as equipes em grupos para evitar aglomeração, mas também capacitar a todos num tempo mais rápido. A primeira etapa da capacitação foi relacionada a realização do RT-PCR. Com relação ao teste rápido, nós levamos ilustrações mostrando a forma de realização desses testes. Visto que segue o mesmo padrão de outros testes rápidos já realizados pela equipe, como HIV, sífilis e hepatite B.”, relembra a coordenadora.

Urgência 24h

As indicações de testagem na Urgência 24h, localizado no bairro Eduardo Gomes, são paciente graves, idosos, profissionais de segurança, profissionais de saúde ou contato com pessoas positivas para o Covid-19. Os demais pacientes serão orientados e seguirão o fluxo habitual da sua Unidade Básica de referência.

Monitoramento

Caso o resultado do teste seja positivo, o paciente é orientado a continuar em isolamento e recebe dicas de isolamento tanto através de ligação quanto por meio de um Guia de Isolamento Domiciliar disponibilizado pela Prefeitura.

A equipe de monitoramento entra em contato para avaliar a evolução ou regressão dos sintomas a cada 48h. Se necessário, o paciente é encaminhado para as referências. A alta acontece após 14 dias de isolamento, contados a partir do início dos sintomas, e apenas, se não existirem mais sintomas nas últimas 72h.

Fotos: Heitor Xavier