Conselho Municipal de Saúde de São Cristóvão realiza eleição para novos membros: confira resultado

18/11/2021 - 13:08 Atualizado há 5 dias

O Conselho Municipal de Saúde de São Cristóvão realizou eleição para novos membros do nesta quarta (17) visando o preenchimento das vagas de seis representante do segmento de usuários do SUS e um representante do segmento prestador de Serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos ao SUS municipal. A eleição ocorreu na Sede do Conselho Municipal de Saúde, no Centro Histórico, no período da manhã.

Segundo Andrea dos Santos, presidente da comissão eleitoral do Conselho Municipal, 13 instituições se inscreveram para a eleição. “Foi aberto um edital que ficou 15 dias aberto, no qual 13 instituições se inscreveram para o pleno, onde são disponibilizadas apenas 6 vagas das quais as 6 entidades mais votadas ficam com essa cadeira do Conselho para fazer o controle social”, explicou ela.

Andrea dos Santos, presidente da comissão eleitoral do Conselho Municipal

O edital de convocação foi publicado em outubro com o objetivo de realizar a eleição/indicação dos membros que irão compor o Conselho no período 2021/2023.

“Também estou com a minha entidade concorrendo, fiz todo o processo, e nós como representantes vemos a importância de participar desse controle pois o SUS é o nosso bem e precisamos defendê-lo. Esse pleno é um dos principais pontos de partida para que a gente faça essa tarefa e esse dever de casa como entidade e como representação da comunidade”, conclui ela.

Para Gielza Correia Santos, então Presidente do Conselho Municipal de Saúde, falar de controle social é lembrar os princípios da democracia, que tem como pilares a soberania, a igualdade política e a participação.

“Dentro desses princípios que permeiam a democracia está o controle social e essa gestão democrática participativa tem de ser efetivada a partir da participação da sociedade civil. Por isso dentro de um conselho, 50% do seu colegiado tem de ser de representantes de usuários, 25% de representantes da gestão e prestador e outros 25% representantes dos trabalhadores”, explica ela.

Gielza Correia Santos, então Presidente do Conselho Municipal de Saúde

“Vivemos um momento novo em São Cristóvão, onde novos rumos são tomados, e no controle social não pode ser diferente, pois controle social é lugar de políticas públicas, de lutar para que elas sejam efetivadas e não de políticas partidárias. Esse espaço é usado para que novas políticas sejam implementadas em benefício de toda a população. Vida longa ao nosso SUS”, enfatizou Gielza Correia Santos.

Após apuração da votação, foi realizada assembleia pública no Conselho e posterior divulgação do resultado. Confira:

Eleitos - Segmento Usuário -Titulares

1. Movimento Popular de Saúde – MOPS / Sergipe
  2. Instituto EcoVida
  3. Associação Lar Esmeralda
  4. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Cristóvão – SE
  5. Movimento Negro Unificado – MNU / Secção Sergipe
  6. Instituição ASUV – Ação Social Unidos Venceremos

Eleitos - Segmento Usuário - Suplentes

1. Associação de Pequenos e Pequenas Produtores Rurais da Ocupação da Cabrita
  2. Ação Popular e Cidadania João Bebe Água ( ACIJOBA)
  3. Instituto Vó Cidália – Jesus o Pão da Vida