Conselho do Turismo discute planos para o fortalecimento da cultura em São Cristóvão

16/11/2021 - 15:39 Atualizado há 12 horas

Foi realizado na última sexta-feira (12) no Museu Histórico de Sergipe, um encontro do Conselho Municipal de Turismo, com o intuito de discutir os projetos turísticos e planos a serem desenvolvidos em São Cristóvão. A reunião contou com a participação do presidente do conselho e secretário de Planejamento SEPLOG, Josenito Oliveira, a presidenta da Fumctur, Paola Santana, e do CEO do Grupo Vidam, Wilsom Vidam.

“O Conselho é um órgão de assessoramento para que a gente possa melhorar as nossas políticas públicas em relação ao turismo. Por isso, nós convidamos o empresário Wilson Vidam para que ele pudesse relatar a experiência e os investimentos que ele está fazendo aqui na nossa cidade para atrair turistas e contribuir com o turismo do nosso município”, comentou Josenito.

Na reunião foram apresentados os próximos projetos que buscam ampliar ainda mais o espaço turístico de São Cristóvão como a requalificação do Cristo Redentor, que conta com o investimento de quase R$ 2 milhões de reais, a nova rodovia no povoado Pedreiras, que possui mais de R$ 3,5 milhões investidos, a reforma da Bica dos Pintos, entre outros.

Ainda de acordo com Josenito, o turismo é o maior setor de empregabilidades, ou seja, investindo no turismo o município está gerando oportunidades para os empresários locais, ofertando serviços variados, na gastronomia, no artesanato, com os grupos folclóricos, com o patrimônio que nós temos aqui para oferecer. “Essa infraestrutura que estamos criando vai permitir a criação de oportunidade para os empresários do nosso município, oferecendo serviços e gerando emprego e renda para nossa Cidade Mãe”, finalizou Josenito Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Turismo.

Josenito Oliveira, secretário da (SEPLOG) e presidente do conselho municipal de turismo

Parcerias

O professor e empresário do Grupo Vidam, Wilson Vidam, apresentou também o seu projeto Montanha Pôr do Sol. Nele, é planejado utilizar uma fazenda no território de São Cristóvão onde serão ofertados para os turistas um café ao pôr do sol e um luau do sertão pelo menos uma vez por semana. “Eu busco contribuir com o meu pensamento para a cidade de São Cristóvão devolvendo a ela aquilo que ela tem, que são os valores culturais, históricos e religiosos'', disse o professor.

Wilson elogiou a parceria que está sendo feita e com grandes expectativas para o que está sendo devolvido no município. “Em pouco tempo poderemos trazer todos os turistas que vem para Sergipe a São Cristóvão, e que eles sejam muito bem atendidos, dando aquilo que eles precisam, ou seja, atendendo a expectativa porque quem vem a uma cidade histórica. Quem faz passeio tem uma expectativa, então o meu desejo é que em pouco tempo a gente possa atender o desejo desses turistas”, terminou.

Wilson Santos, professor e CEO do Grupo Vidam

Já a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana, apresentou o projeto ‘Descubra São Cristóvão’ que terá o seu início em 2022, voltada para o público jovem e o turismo interno. “São Cristóvão é conhecida historicamente pelo turismo religioso, mas ela é muito do que isso, temos rios, praias, trilhas, turismo de base comunitária. A ideia da nova campanha de publicidade é apresentar essas potencialidades a esse novo público”, falou Paola.

Ainda dentro desse projeto há também a proposta de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de São Cristóvão relacionada à educação patrimonial, a fim de trabalhar com os jovens para conhecer a história do município.

“Com a previsão no início do ano letivo de 2022, convidaremos as 74 cidades de Sergipe e suas escolas municipais a visitarem nossa cidade para uma aula de história viva. Acreditamos que é impossível se falar sobre história de Sergipe sem que se conheça São Cristóvão de verdade. A partir dessa visita dos alunos de todo o Estado, eles agirão como multiplicadores, divulgando nossa cidade” finalizou a presidenta da Fumctur, Paola Santana.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

Fotos: Dani Santos