Comunidade Terapêutica Fazenda Esperança será instalada em São Cristóvão com apoio da prefeitura

04/08/2020 - 17:44 Atualizado há 1 dia

O município de São Cristóvão receberá até o final do ano as instalações da Fazenda Esperança, comunidade terapêutica ligada à Igreja Católica que atua internacionalmente na recuperação de pessoas que buscam se livrar de vícios, como álcool e drogas. A comunidade será instalada na área rural de São Cristóvão, na região do povoado Candeal, e já conta com o apoio do Prefeito Marcos Santana.

O prefeito esteve presente hoje (04) no terreno designado à comunidade junto a representantes da Igreja Católica, com o objetivo de conhecer o local e alinhar as principais diretrizes para que o espaço comece a funcionar. O encontro contou com a presença de Dom João José Costa (Arcebispo de Aracaju), do Frei Pedro (Pároco de São Cristóvão), do Padre José Lima (Paróquia Dulce dos Pobres em Aracaju), do Padre Genário (Vigário Geral) e do Padre Roberto Benvindo (Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes em Aracaju).

Dom João José Costa (Arcebispo de Aracaju) acompanhou a visita ao terreno

O estado de Sergipe conta com três Fazendas Esperanças, duas no município de Lagarto (uma feminina e outra masculina) e outra no município de Propriá, que agora será transferida para São Cristóvão. Segundo Roberto Camargo, Responsável Regional pela Fazenda da Esperança nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, nos próximos dias um grupo de missionários de apoio começará a morar na casa reservada à Fazenda para iniciar as atividades de oração, trabalho, convivência e verificar a necessidade de reformas no local.

Instalações da Fazenda da Esperança na região do Povoado Candeal

“A planta da casa já possui a estrutura da Fazenda Esperança, é uma casa grande com sala ampla, cozinha e espaços de convivência. A estrutura toda comportará 30 leitos e agora precisamos nos organizar quanto à estrutura de abastecimento da água”, afirmou Roberto.

O espaço possui 20 tarefas e é repleto da natureza local, com amplos espaços abertos e diversas árvores que compõe a paisagem do terreno. Quanto ao abastecimento de água, o terreno está localizado em um espaço bastante privilegiado.
“Aqui é riquíssimo de água. O lençol freático de São Cristóvão é todo de água mineral e esta é uma área muito fértil de água pura, um local excelente e perto da cidade. Poderão ser feitas plantação e produção de hortaliças, criação de galinhas, tudo para produzir para a própria casa”, afirmou Dom João José Costa, Arcebispo de Aracaju. “Além disso, estamos diante de um dos maiores desafios do Estado, que é cuidar de pessoas dependentes. Aqui o ambiente com mangueiras, árvores e animais irá ajudar muito a resgatar essas vidas”, concluiu.

Fazenda da Esperança será localizada em terreno cercado por natureza

A perfuração de um poço artesiano será uma das frentes de apoio da prefeitura junto ao projeto, que contará com a participação de Carlos Melo, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. “Enquanto prefeito, veremos como apoiar oficialmente este projeto. Pedirei as secretárias de Saúde e de Assistência Social que venham aqui no local para vermos de que forma a municipalidade poderá se inserir e contribuir. Iremos verificar, ainda, como é feita a parceria com o município de Lagarto, submeter à procuradoria e adaptar essa realidade ao município de São Cristóvão, enquadrando esse apoio na legislação”, afirmou Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão.

Prefeito Marcos Santana visita terreno da Fazenda da Esperança

A ideia do grupo agora é criar um conselho que irá se reunir mensalmente para planejar e organizar as ações para início dos trabalhos no local.
De acordo com Roberto Camargo o acolhimento é a marca principal do Projeto. “Não fazemos a internação compulsória, a pessoa tem de querer iniciar o tratamento, que é feito com trabalho, convivência e espiritualidade. Tudo é um entrelaço com o jovem e a família”, concluiu.

Prefeito Marcos Santana com representantes da Igreja Católica e Fazenda da Esperança

Fotos: Heitor Xavier