Comerciantes de São Cristóvão demonstram expectativa para a Festa de Senhor dos Passos

02/03/2023 - 16:36 Atualizado há 2 dias

Cerca de 70 mil pessoas devem visitar o município de São Cristóvão durante a Festa de Senhor dos Passos, que acontece de 03 a 05 de março. Além dos fiéis que irão participar da celebração religiosa presencialmente após dois anos, os comerciantes do município também estão na expectativa para o evento que existe há mais de 200 anos e é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

Dona Marieta Santos, responsável pela fabricação da tradicional queijadinha da Casa da Queijada, começou a produzir os doces para comercialização na Romaria no último domingo, isso porque, segundo ela, quer que muitos romeiros e visitantes possam experimentar e levar a delícia que ela produz há 72 anos.

Queijadinha produzida por Dona Marieta

Ela contou que a intenção é produzir pelo menos 6 mil queijadas até o próximo sábado e a expectativa é que as vendas se igualem ou superem as do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) de 2022. “Esse é um período que sempre vendemos muito, porque muitos romeiros vêm para a cidade. Então a nossa expectativa é a melhor possível e espero vender como foi no Festival”, destacou.

Se Dona Marieta já possui experiência de anos comercializando no evento, novos empreendimentos do ramo alimentício que foram instalados recentemente no município terão sua primeira oportunidade neste ano. A Casa do Beiju é um destes espaços. Segundo a responsável pelo local, Edneide Santos de Jesus, novos funcionários foram contratados para poder atender a demanda do evento.

“Eventos como esse representam o desenvolvimento da cidade, porque com a chegada de turistas temos a movimentação da economia. Nós já estamos preparados, teremos duas pessoas a mais na equipe neste período para conseguir atender a todos os clientes. Pretendemos abrir às 6h, sem hora para fechar. Enquanto tiver movimento na cidade, estaremos funcionando”, declarou Edneide.

Edneide Santos de Jesus, responsável pela Casa do Beiju

Outro empreendedor que terá a oportunidade de comercializar pela primeira vez na Romaria de Senhor dos Passos é Matheus Gustavo Barbosa,  proprietário da MT Churrascaria, que foi instalada há um mês na cidade. “Essa será nossa primeira experiência na festa e a expectativa é muito grande. Acredito que o retorno será bom, porque os romeiros não puderam vir nos últimos anos por conta da pandemia e devem estar na expectativa para o evento. Para recebê-los, nós aumentamos a equipe e iremos fornecer café da manhã, almoço e jantar”, informou.

Ele ainda destacou que vê o município mais preparado para receber os romeiros que virão à cidade nos próximos dias. “A gente percebe como a cidade mudou nos últimos anos e que agora está mais preparada para receber as pessoas. É perceptível que a Prefeitura tem investido para atrair turistas durante todos os dias do ano”, apontou o comerciante.

Matheus Gustavo Barbosa, responsável pela MT Churrascaria

O secretário de desenvolvimento econômico e do trabalho, Josenito Oliveira, destacou a importância da Romaria para a cidade. "Essa é uma celebração de grande magnitude e de extrema importância para o município, não somente pela questão religiosa, mas também porque movimenta bastante a economia local. Todos os nossos empreendedores do setor de serviços serão impactados com esse evento, e precisamos de mais eventos como esse em nosso município”.

Secretário de desenvolvimento econômico e do trabalho, Josenito Oliveira

Comércio ambulante

Além dos comerciantes que possuem pontos fixos na cidade, a Prefeitura de São Cristóvão também realizou o cadastro de vendedores ambulantes. Serão mais de 100 pessoas comercializando artigos religiosos, comidas, bebidas, artesanato, roupas, bijuterias e demais utilidades. A Prefeitura disponibilizou 500 metros para este tipo de comércio, divididos entre: Praça da Matriz, Ladeira da Prefeitura, Largo da Estação, Praça da Bíblia, Praça do Carmo, Rua Tobias Barreto e Praça São Francisco.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier