Com investimentos superiores a R$ 4 milhões em infraestrutura e lazer, obras no Rosa Maria avançam e mudam o bairro

01/03/2021 - 12:09 Atualizado há 2 dias

As ações do poder público para alterar a realidade de um bairro são essenciais, seja através da garantia do direito de ir e vir da população com a revitalização e pavimentação de ruas e avenidas, ou seja, disponibilizando espaços para o convívio social e a prática do lazer, com praças e quadras. Trabalhando sempre para melhorar a qualidade de vida dos moradores, a Prefeitura de São Cristóvão através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está realizando verdadeiras obras estruturantes no Bairro Rosa Maria, com investimentos superiores a R$4.3 milhões de reais.

Com a pavimentação de 19 ruas e a construção de uma praça com quadra poliesportiva, a iniciativa visa dar mais conforto para o povo do bairro, que hoje precisa se deslocar, em alguns casos, por mais de mil metros da casa até ponto de ônibus mais próximo, e possibilitar um espaço para convivência.

Pavimentação em pedra granítica na rua B

“Até recentemente, aqui só era muita lama, muita poeira e muito buraco. Tinha buraco que não acabava mais. Agora tudo está começando a melhorar.” É dessa forma que a senhora Silza Rodrigues, dona de casa e moradora há 10 anos da rua B, no Cj. José Batalha de Goes, Rosa Maria, definiu a situação da sua rua há alguns meses. Uma das 19 que estão em processo de pavimentação, a rua B encontra-se praticamente finalizada, melhorando a mobilidade urbana da região e aumentado o sentimento de pertencimento dos moradores com o local.

Para Silza, o Rosa Maria foi muito bem lembrado pelas ações da prefeitura, acabando com um abandono de muitos anos. “Tem ficado bem melhor, claro. O prefeito resolveu olhar para esse lado daqui. Eu espero muito que as ações continuem sempre sendo em benefício da população", disse ela.

Silza Rodrigues, moradora da rua B há 10 anos

A moradora ainda faz um alerta sobre a importância dos moradores conservarem o patrimônio público e terem zelo pelos equipamentos. “Não é só fazer. Também precisa ser conservado. Além da manutenção da prefeitura, a população aqui do bairro  também precisa ter consciência e saber conservar a nossa praça. Se você joga lixo no chão, quando chover vai entupir o bueiro e vai alagar tudo. É preciso ter consciência e parar com isso”, finalizou Silza.

Na obra da praça com a quadra de esportes também será feita a arquibancada, bancos pré-moldados de concreto, iluminação, estacionamento, passeios em concreto, rampas de acessibilidade e paisagismo. Atualmente, as equipes estão concentrando esforços na concretagem do piso da quadra e dos passeios, e na instalação do alambrado ao redor da mesma.

Construção da praça no Cj. José Batalha de Goes

Quanto às pavimentações, os trabalhos avançam em bom ritmo, atuando com cinco frentes de trabalho, e tendo algumas ruas já pavimentadas. “Estamos fazendo a pavimentação em paralelepípedo da rua Francisco Xavier, e fazendo a terraplanagem e deslocação da rede de drenagem do trecho 1 da rua Joseane Silva. Fizemos também a imprimação de um trecho da rua Maria do Carmo, para posterior aplicação do asfalto, e concluindo a rua B, no Cj. José Batalha de Goes. Paralelamente, estamos realizando também a terraplanagem da rua Alex Silva”, finalizou Claudeir.

Imprimação asfáltica na Maria do Carmo

Terraplanagem e deslocação da rede de drenagem do trecho 1 da rua Joseane Silva