Com blitz educativas no município, SMTT promove segurança no trânsito e valorização da vida

09/02/2021 - 17:49 Atualizado há 5 horas



O trânsito está entre as primeiras causas de morte no Brasil, tendo levado à fatalidade cerca de 31.307 pessoas no ano de 2019. Atuando para prevenir acidentes, conscientizar os condutores e salvar as vidas dos pedestres, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão (SMTT-SC), está realizando constantemente ações educativas nas principais vias da cidade, incentivando o uso correto da faixa de pedestres e fazendo blitz educativas sobre a importância do uso do cinto de segurança.


De acordo com Nilton dos Santos, superintendente de trânsito do município, após os agentes da SMTT realizarem as ações no mês passado com foco na faixa de pedestre e tudo que ela envolve (atravessar somente nela, dar a preferência para os pedestres), as ações deste mês serão voltadas para a necessidade de utilização do cinto de segurança, principalmente, pelos passageiros. “Além de manter a valorização da faixa de pedestres, nós vamos agora iniciar a conscientização quanto ao uso do cinto de segurança e como ele é importante para salvar vidas. Boa parte das multas que recebemos são pelo o não uso do cinto, e agora vamos agir na conscientização da população”, falou Nilton.


Ainda segundo ele, a infração por não usar cinto de segurança no carro é considerada de natureza grave, e o valor da multa é de R$293,47.

 

 

Nilton dos Santos, Superintendente de trânsito.

 


Para Cláudio Farias da Paixão, coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, a temática deste mês é de suma importância para uma efetiva segurança no trânsito. “Nós estamos fazendo esse alerta para a população, de maneira especial para os motoristas, sobre o quão perigoso é o não uso do cinto. Já iniciamos com os taxistas, e vamos continuar as ações para atingir o maior número possível de condutores”, disse o coordenador.


“Cada mês a gente vai escolher um tema para abordar, e nesse mês de carnaval escolhemos o cinto de segurança. Mesmo com a pandemia, ainda tem quem se arrisque ao fazer viagem durante o feriado, daí o fluxo acabará aumentando. Estamos alertando ao máximo sobre como é possível salvar vidas com esse simples ato.”, finalizou Cláudio.

 

Blitz educativa em frente a UFS. 

 


Confira a programação das próximas ações educativas da SMTT:

Dia 11/02 - 17h30: Ação educativa na faixa de pedestres com agentes de trânsito na entrada do Eduardo Gomes.


Dia 18/02 – 07h30: Ação educativa na faixa de pedestres com agentes de trânsito em frente a UFS.


Dia 23/02 – 07h30: Grande ação educativa em frente ao SergipeTec, com a presença do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe(Detran) e o do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV/PMSE).


Fotos: Arquivo SMTT-SC e Dani Santos.