Clube de Leitura São Cristóvão traz discussões e práticas educativas com alunos do município

26/10/2022 - 16:31 Atualizado há 1 dia

Estimulando a leitura dos jovens e da comunidade, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água de São Cristóvão (Fumctur) está promovendo diversas ações alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada no país de 23 a 29 de outubro. Na manhã desta quarta-feira (26), os alunos do 6º ano da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate participaram de uma discussão do clube de leitura municipal sobre o livro ‘A Bolsa Amarela’, de Lygia Bojunga, na Biblioteca Senador Lourival Baptista .

Conhecido como um clássico da literatura infanto-juvenil, o livro conta a história de Raquel, uma menina que ganha uma bolsa amarela e decide guardar três desejos que sempre carregou consigo: a de ser adulta, a de ser menino e a de ser escritora. Durante a reunião, a mediadora e estagiária da biblioteca Gislaine Ramos interagiu com os alunos explicando a mensagem do livro, além de trazer dinâmicas de leitura e brincadeiras, como jogo de perguntas e respostas sobre a trama, e a criação de um quadro com os desejos de cada uma das crianças.

“Esse clube surgiu porque a bibliotecária Rafaela sentiu essa necessidade de fazer uma leitura em conjunto aqui em São Cristóvão. Então hoje nós estamos trabalhando com um livro infantil e com a importância de apresentar a literatura com a criança. É através da leitura que a pessoa passa a ter uma opinião própria e se forma um cidadão com caráter inteligente e crítico, esse é o nosso objetivo”, explicou.

Ainda segundo a estagiária, o Clube de Leitura São Cristóvão funciona há um ano e é aberto para as escolas, bem como para o público externo. “Esse apoio que a Prefeitura nos dá tem sido muito proveitoso. A recepção do público é algo que nos emociona, nós estamos sendo acolhidos pela comunidade e isso é muito gratificante”, acrescentou.

Gislaine Ramos, estagiária da biblioteca

Para Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas, o resultado da semana do livro e da biblioteca tem sido bem positivo, chamando a atenção dos frequentadores e de novas pessoas. “O pessoal está abraçando a ideia e muita gente diz que quer convidar outras pessoas também, chamar a escola, e é sobre isso que nós temos lutado para conquistar o público para o ambiente da biblioteca em si”, disse.

Rafaela Pereira, coordenadora das bibliotecas

A professora de matemática do Paulo Sarasate, Luzivan Assunção, conta que essa ação é importante pois permite que os alunos criem um laço com a leitura. “É ela que ajuda os jovens em todos os aspectos, faz com que eles se somem e alcancem outros lugares. Então tudo acontece a partir da leitura”, finalizou.

Luzivan Assunção, professora

Opinião dos alunos

Mariana Fortunato é aluna do 6º ano e conta que tem o costume de visitar a biblioteca, já esteve em outras reuniões e que sempre gosta de participar. “É algo muito bom, a gente se diverte, e aprendemos muita coisa”, falou.

Mariana Fortunato, aluna

Agatha Emanuele também é uma aluna e elogiou o momento. “Eu li o livro e aprendi que nós não precisamos ser um garoto para fazer coisas de garota, na verdade a gente pode fazer qualquer coisa”. Já a aluna Janielle Cruz é outra que compartilha do mesmo aprendizado. “Eu também aprendi que nós devemos pensar bem nos nossos desejos e que não precisa ser qualquer besteira, mas sim algo que realmente queremos”.

Agatha Emanuele, aluna

Janielle Cruz, aluna

Confira a Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

26/10 - Contação de Histórias com Academia Sergipana de Contadores de Histórias às 14h

27/10 - Encontro com os escritores com a Academia Sancristovense de Letras e Artes às 14h

Todas as atividades acontecerão na Biblioteca Lourival Baptista, localizada na Praça São Francisco, Centro Histórico.

Fotos: Dani Santos