Cidade Mãe recebe selo de Compromisso com a Educação

01/12/2021 - 15:58 Atualizado há 1 dia



Reconhecendo os esforços em priorizar o ensino e a gestão de políticas de escolarização, o município de São Cristóvão acaba de receber o selo de Compromisso com a Educação. Essa honra vem da participação do município no Programa Compromisso com a Educação, realizado pela iniciativa Todos pela Educação, que trabalha em assegurar o direito ao aprendizado básico de qualidade para todos os brasileiros. 

 

De acordo com a secretária da educação de São Cristóvão, Quitéria de Barros, a participação do município no programa possuiu quatro etapas: fazer a inscrição, possuir uma entidade local dentro do curso ‘Educação Já Municípios’, que busca formar gestores qualificados para a melhoria da educação nas redes municipais, e a assinatura da carta de compromisso feita pelo prefeito Marcos Santana. Após isso, a última etapa foi a entrega do selo de participação da gestão municipal nesse programa, que possui autenticidade até 2024. 

 

Quitéria de Barros, secretária de educação de São Cristóvão

 

A representante da Cidade Mãe foi a diretora pedagógica da Semed, Deise Barroso, a qual afirma que a experiência dentro do programa foi bastante enriquecedora. “Foi um curso online onde foram trabalhados vídeos, debates e fóruns, tratando de áreas da educação desde a parte pedagógica, estrutural e até de recursos humanos. Eu saí desse programa mais experiente ainda, e com um novo olhar para a política de educação da rede municipal”.

 

Deise Barroso, Diretora Pedagógica da Semed

 

“A primeira ideia era ter um agente multiplicador, que passasse por esse curso e a pessoa qualificada e multiplicadora dentro da rede foi a professora Deise Barroso. Nós entendemos quais são os compromissos assumidos pela Secretaria e pela Prefeitura e estamos trabalhando no cumprimento desses objetivos que nada mais são do que melhoria da qualidade de ensino, qualificação e formação de professores, e com tudo isso dando certo nós teremos um progresso no desempenho dos indicadores educacionais de São Cristóvão”, declarou Quitéria.

 

Desempenho educacional

 

Segundo a professora Deise Barroso, reconhecimentos como esse mostram o quanto a educação é primordial. “A educação é o que movimenta as mudanças sociais, então quando esse selo chega pra nós é uma oportunidade de ter um canal mais aberto com a comunicação. A partir desse programa pelo Todos pela Educação estaremos proporcionando mais cursos, materiais que precisarmos e qualquer dificuldade que tivermos no município nós seremos auxiliados, por isso este selo vem de grande valia”, finaliza. 

 

Para a secretária da educação, Quitéria Barros, a educação foi importante na atual gestão, na melhoria dos indicadores educacionais e na assistência dos alunos durante a pandemia. 

 

“São Cristóvão é uma cidade que não desiste, nós temos o desafio de garantir que até o segundo ano do ensino fundamental as crianças já estejam alfabetizadas. Retornamos às aulas presenciais, participamos recentemente do Saeb e agora vamos aguardar os resultados dessas avaliações, elas são um farol para definir as políticas públicas que devem ser adotadas em busca do nosso objetivo que é formar São Cristóvão uma cidade educadora” concluiu a secretária.

 

Fotos: Dani Santos