Cidade limpa: Prefeitura São Cristóvão instala 10 caixas coletoras em áreas críticas da cidade

03/02/2021 - 15:02 Atualizado há 1 dia

Para sanar o acúmulo de lixo em áreas urbanas, a Prefeitura de São Cristóvão instalou 10 caixas coletoras em bairros e avenidas da cidade, garantindo assim espaços mais limpos e a facilidade no descarte de dejetos por parte dos cidadãos. As caixas estão instaladas na avenida Rotary, rua da Estação, entrada do bairro Irineu Nery, rodovia João Bebe Água (perto do Luiz Alves), avenida Chesf, Recanto dos Pássaros, rua São Cristóvão, Divinéia, Quilombo e Barreiro.

Segundo a fiscal de contratos referentes à coleta e disposição de resíduos sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Aline Benicio Bastos Lima, a estimativa é que os 10 coletores de São Cristóvão recolham em média 60 toneladas de lixo por semana, cerca de 240 toneladas por mês.

“A escolha de cada ponto veio da necessidade de cada região, e para acabar com pontos irregulares que existiam há anos nestas localidades. As caixas coletoras são substituídas uma vez por semana. No caso, recolhe-se a caixa coletora cheia e repõe com uma vazia no mesmo local”, explicou Aline Benício Bastos Lima.

O resultado da implantação das caixas coletoras já vem sendo notado pela população. Para Eraldo Pereira, que trabalha no bairro Divinéia, agora, a população não tem mais motivos para descartar lixo em local impróprio. “Antes era um monte de lixo jogado aqui na Divinéia. Depois que a prefeitura colocou a caixa coletora tudo mudou, o local está limpo, as pessoas jogam o lixo no local certo, e a caixa coletora é sempre limpa. Com essa medida simples, a realidade daqui agora é outra”, pontuou.

Eraldo Pereira

Fiscalizações e denúncias

A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap), é a responsável por registrar as denúncias a respeito dos pontos irregulares de lixo na cidade. Por ano são catalogadas cerca de 200 notificações relatando irregularidades no tocante ao lixo. A Prefeitura de São Cristóvão montou um disque-denúncia através do telefone (79) 99802-7403, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Fotos: Heitor Xavier.