Chá de bênçãos: gestantes recebem momento de cuidado na UBS do povoado Cabrita em São Cristóvão

11/03/2022 - 18:53 Atualizado há 18 horas



 

Gestantes atendidas pelas Unidades Maria Luiza Nascimento (povoado Cabrita) e José Macário de Santana (povoado Várzea) receberam na tarde de hoje (11) um chá de bênçãos das profissionais de saúde. O momento é um ritual de passagem voltado para o cuidado das gestantes que estão próximo ao momento do parto.

 

 

 

Segundo Priscila Lírio, apoiadora institucional da secretaria de saúde de São Cristóvão, esse é um momento muito especial na vida dessas mulheres. “As gestantes geram vida e muitas vezes elas carecem de um momento só para elas. Esse chá de bênçãos é nada mais que um ritual onde nós oferecemos cuidado, um momento de troca de experiências e um lugar de fala para elas. Entregamos a essa mulher afeto, cuidado e coragem para ela enfrentar esse processo de da gestação, do momento final do parto e do puerpério”, explica.

 

 

 

 

O momento contou com massagem, escalda pés, dança, relaxamento, pintura na barriga e troca de experiências entre as futuras mães. Para Jussiane Santos, grávida de 6 meses, o há foi muito acolhedor. “Meu pré-natal foi perfeito aqui, tive uma assistência maravilhosa com a médica e com a enfermeira. É a primeira vez que isso acontece comigo e está cada vez melhor. E esse momento do chá, achei muito interessante, é algo que não vemos normalmente mas agora isso está mudando. Mostra como é importante cuidar da gente.”, afirmou ela.

 

 

Jussiane Santos, grávida de 6 meses

 

Para a Susan Daniele Ribeiro, médica da UBS Maria Luiza essa é uma condição da mulher que exige não só pensar em saúde física, mas também emocional. “O chá de bênçãos traz atendimento integral e humanizado que observa não apenas a condição do feto e da mulher gestante, mas também a mulher que carrega um filho. Essa é a materialização da teoria do que é atendimento humanizado”, relatou ela.

 

 

Susan Daniele Ribeiro, médica da UBS Maria Luiza 

 

 

O chá de bênçãos ocorreu à sombra das mangueiras, próximo à Unidade de Saúde Maria Luiza Nascimento.

 

Massagem para as gestantes

 

 

Ftos: Dani Santos