Centros de Testagem de São Cristóvão serão desativados nesta quinta (31): confira novos locais de teste RT-PCR

28/03/2022 - 15:06 Atualizado há 1 semana

Diante da redução constante de novos casos de covid-19 e a procura cada vez menor de pacientes com queixas gripais, a Secretaria de Saúde de São Cristóvão decidiu por desativar os dois Centros de Testagem do município.

Os Centros serão desativados nesta quinta (31) e os testes para covid-19 serão realizados em três Unidades Básicas de Saúde de referência: UBS Jairo Texeira (centro histórico), UBS Mariano do Nascimento (bairro Rosa Elze) e UBS Bruno Kaique (bairro Madre Paulina). As três UBS estarão disponíveis para atendimento a pacientes com quadro gripal e realização do teste RT-PCR em horários específicos.

Unidades de Saúde que farão teste covid-19 RT-PCR:

UBS Jairo Texeira (centro histórico): Testes RT-PCR: 7h às 13h; Atendimentos a quadros Gripais: 17h às 19h

UBS Mariano do Nascimento (bairro Rosa Maria) e UBS Bruno Kaique (bairro Madre Paulina): Testes RT-PCR e atendimentos a quadros Gripais: 17h às 19h

UBS Jairo Texeira (centro histórico)

“Estamos em uma situação epidemiológica favorável. Há alguns dias estamos com zero realização de exames RT-PCR aqui no Centro de Testagem do Centro Histórico e uma média de no máximo 10 exames realizados no Centro do Rosa Elze. Dessa forma, a gente entende que a atenção primária consegue abarcar esse serviço daqui para frente”, explica Duane Marcelle, coordenadora da Atenção Básica de São Cristóvão.

“A partir de 1º de abril teremos três Unidades de Referência par realização de RT-PCR e as demais UBS realizarão também o exame antígeno e o atendimento médico. Mas mesmo com essa oferta do teste antígeno, a orientação é que todos os sintomáticos realizem o RT-PR, por isso centralizamos nessas três Unidades”, complementou.

Horário de atendimentos a usuários com quadro gripal nas UBS

Além das três Unidades de Referência para Testes RT-PCR, todas as UBS do município estarão atendendo pacientes com quadros gripais, sempre nas últimas horas de atendimento da unidade.

As UBS que integram o programa Saúde na Hora (que funcionam de 7h às 19h) atenderão pacientes com quadro gripal das 17h às 19h. Já as demais UBS (que funcionam até às 16h), atenderão pacientes com quadro gripal das 15h às 16h.

Ainda segundo a coordenadora Duane Marcelle, o horário específico para esse público se justifica para que se evite o cruzamento de pessoas sintomáticas com pessoas assintomáticas nas Unidades. “O profissional que atende o paciente sintomático respiratório não pode cruzar com outros atendimentos nesse mesmo horário. Colocamos então os atendimentos sempre no final do turno de cada UBS para que o profissional não atenda nenhum outro usuário que não esteja com sintomas”, explica.

Fotos: Heitor Xavier