Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão é inaugurado no bairro Lourival Baptista

29/07/2021 - 17:30 Atualizado há 6 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou na tarde de ontem (28), o Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão, no bairro Lourival Baptista. O espaço contou com investimento de R$193.296,86 de recursos próprios do município e R$ 339.106,00 de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis.

 

Durante a inauguração do espaço, o prefeito Marcos Santana destacou que este será mais um equipamento voltado para qualificação do atendimento à população do município. “Esse é um local construído de pedra, tijolo e cimento, mas que não funciona se não tiver gente. Gente que goste de gente. As pessoas que vem aqui com autismo ou necessitando de qualquer outro tipo de atendimento, querem um acolhimento e tenho a certeza que essas pessoas serão bem atendidas aqui nesse Centro que estamos entregando à população”, falou o prefeito.

 

 

Em sua fala, o deputado Fábio Reis destacou a parceria com o município, e reforçou os avanços que estão ocorrendo na cidade durante a gestão do prefeito Marcos Santana. “São Cristóvão já foi destaque antigamente pelas notícias ruins, mas agora a página foi virada, e continua em reconstrução nessa segunda gestão do prefeito Marcos Santana. Destinamos esse recurso à saúde e queremos destinar ainda mais, porque sabemos que cada centavo está sendo bem aplicado, aplicado para o povo. É isso que todos os homens públicos devem pensar no dia a dia, no cuidado com as pessoas, e o prefeito tem feito isso muito bem”, afirmou o deputado.  

 

Marcos Santana e Fábio Reis

 

A secretária de saúde, Fernanda Santana, enfatizou que o Centro ofertará o que há de melhor para a reabilitação da população. Segundo ela, é “com um sentimento de alegria, de resistência e de força que a gente entrega esse Centro Especializado em Reabilitação, e entregamos para aquelas pessoas que dele vão necessitar, e que vão acessar como um direito que elas têm”, destacou a secretária.

 

Acompanhada dos filhos, a viúva do Dr. Raimundo Aragão, Norma Lúcia, falou sobre a homenagem prestada pelo município. “Estou muito feliz. Vejo que aqui é um centro voltado para o acolhimento da população, e o que meu esposo fazia era isso, como médico ele acolhia as pessoas que buscavam por ele. A família está muito feliz com a homenagem”, descreveu.

 

Norma Lúcia e seus filhos Fernanda Aragão e Glissan Aragão

 

Centro Especializado em Reabilitação

 

O local já encontra-se em funcionamento e oferta à população serviços de: Fisioterapia, Acupuntura com inserção de agulhas, Auriculoterapia, Quiropraxia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Psiquiatria, Neuropediatra, Nutrição e Ultrassonografia. O espaço funciona das 8h às 17h.

 

Conforme explicou a coordenadora de atenção especializada, Ingrid Santos, o Centro Especializado em Reabilitação Físico e Intelectual também conta com espaço voltado para pessoas que possuem espectro autista. Ela destacou que com os novos equipamentos adquiridos via emenda parlamentar foi possível ampliar a capacidade de profissionais e de atendimento. “Antes, no antigo Centro de Fisioterapia nós tínhamos apenas fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo, e hoje nós temos 11 serviços disponibilizados”.

 

 

Segundo ela, a implantação de uma sala voltada para o atendimento de pessoas com autismo era uma demanda do município. “Os pacientes geralmente eram encaminhados para fora do município, mas hoje, com essa implantação nós queremos diminuir esse deslocamento, e concentrar todo atendimento aqui no Centro. Para isso investimos em salas com recursos, com lousas interativas, vamos criar ambientes para atividades práticas de vida, e vamos trazer especialistas voltadas para as necessidades dessas pessoas. Estamos estruturando para ter um atendimento qualificado para as pessoas com autismo, principalmente as crianças”, detalhou a coordenadora.

 

Presenças

 

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos vereadores: Diego Prado, Marcus Lázaro, Marcos Neves, Luciano da Colônia, Rafael do Sucatão, Augustinho Ribeiro, Italo Macário e Edson Pereira, além do secretariado municipal.

 

Fotos: Dani Santos