Centro de Reabilitação de São Cristóvão realiza vivência para mães e cuidadoras de crianças com Autismo e outros transtornos

09/07/2021 - 15:19 Atualizado há 1 dia



 

Uma vivência voltada para mães e cuidadores de crianças com autismo e outros transtornos atendidas no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão foi realizada nesta semana como a primeira de muitas ações previstas para este público. As vivências serão realizadas mensalmente e integram rodas de conversa com a proposta de serem um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências.

 

“Pensamos em um grupo de cuidado não apenas com os pacientes que já estão aqui, mas com esses cuidadores, que às vezes não tem assistência nenhuma. O grupo selecionou crianças que apresentam dificuldades de desenvolvimento da linguagem, na interação social e fala”, afirmou Jéssica Fábia, fonoaudióloga e coordenadora do Centro no Especializado em Reabilitação.

 

Ainda segundo ela, a terapia em grupo é facilitadora do desenvolvimento da criança, e por isso o grupo reuniu não só os cuidadores como as crianças também. “Esse é o primeiro encontro, que irá acontecer todo mês, sempre com um tema diferente voltado aos direitos dessas crianças, mas também temas voltados para os cuidadores, pais, mães, buscando entender como eles estão se cuidando. Fazem parte fonoaudióloga, duas psicólogas e uma assistente social”, explicou a coordenadora.

 

 

Jéssica Fábia, fonoaudióloga e coordenadora do Centro no Especializado em Reabilitação

 

Para Lilian Taís, psicóloga da Equipe Multiprofissional de Saúde Mental (Emaesm), a proposta é focar no cuidado de quem cuida. “A princípio pensamos uma atividade com as crianças, mas concomitantemente pensamos que poderia ser feito uma atividade com as mães, visando otimizar esse tempo e trabalhar questões que o cuidado exige. Temos que ter espaço para dialogar nossas dificuldades, nossas potencialidades e poder conversar com pessoas que também passam por essas situações parecidas. Por isso a proposta é colocar as crianças em uma sala e as mães e cuidadores em outra, para que elas possam focar nelas mesmas, e nesse cuidado em si”, explicou.

 

 

 

 

Leila Érica, uma das mães que participaram da vivência afirmou que esse é um espaço de acolhimento e uma experiência que ajuda muito. “É muito bom ter alguém para nos ouvir e eu como mãe de Emanuel, vivo para ele e é sempre bom ter esses momentos, onde podemos lembrar de nós mesmas, já que vivemos para nossos filhos”, relata.

 

“Fiquei muito feliz em saber que todas se preparam para nos proporcionar esse momento, muito gratificante. Todas compartilhamos um pouco do que sabemos e espero ter ajudado de certa forma também. Aprendi um pouco e posso levar algo comigo algo sobre como posso levar em frente esse desafio de crianças especiais como meu filho”, conclui ela.

 

O Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão funciona no bairro Lourival Batista (antigo bairro dos Pintos) e possui uma equipe formada por psicólogos, nutricionista, psiquiatra, médicos, e assistente social.