Centro de Especialidades retoma atendimentos de pediatria, oftalmologia e ginecologia

10/08/2020 - 18:07 Atualizado há 2 horas



Após período de paralisação das atividades presenciais devido à Covid-19, o Centro de Especialidades Lurdes Vieira, no bairro Rosa Elze, está retomando nesta semana alguns dos seus atendimentos. Procedimentos médicos realizados por profissionais das áreas de pediatria, oftalmologia, ginecologia já podem ser buscados pela população. As atividades estão sendo desenvolvidas seguindo os protocolos de segurança para prevenção do novo Coronavírus.

 

De acordo com coordenadora da Atenção Especializada, Ingrid Santos, o Centro já havia retornado com os atendimentos de psiquiatria e ultrassonografia. “Já estávamos realizando esses procedimentos, que eram os que haviam mais necessidade de retornar, e nesta semana voltamos com mais alguns. Os atendimentos contínuos como os de fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas retornarão em breve”, explica Ingrid.

 

Para os procedimentos de fisioterapia, foi adotado o atendimento em três modalidades: orientações gerais, atendimento domiciliar pelo ambulatório e através do programa Melhor em Casa. 

 

Coordenadora da Atenção Especializada, Ingrid Santos

 

Como agendar?

 

Os atendimentos estão sendo feitos via agendamento, que podem ser realizados por meio da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, nas UBS Massoud Jalali e UBS Maria José Figueiroa. Para verificar a situação dos agendamentos, a população pode entrar em contato através do 99644-3859.

 

Segundo Ingrid, a Secretaria realizará a capacitação dos profissionais que atuam nas demais unidades de saúde. “Nossa intenção é expandir esse processo de regulação para as outras unidades do município, facilitando ainda mais o acesso da população ao serviço”, destaca.

 

Procedimentos de segurança

 

Como forma de prevenir a proliferação da Covid-19, foram estabelecidos diversos procedimentos de segurança. Inicialmente, no contato durante a regulação, o paciente é questionado sobre situação clinica atual e orientado sobre medidas de segurança, como o uso de máscaras.

 

Na chegada à unidade, o paciente tem sua temperatura aferida com termômetro infravermelho. “Todo usuário que chega tem que estar utilizando máscara. Fazemos a aferição do paciente e do acompanhante, e caso estejam com temperatura acima de 37,5°C, nós comunicamos à Vigilância Sanitária e encaminhamos a pessoa para a unidade básica de referência”, declara a coordenadora de Atenção Especializada.

 

 As áreas exclusivas, sala de espera, instalações sanitárias, lavatórios e ambiente assistencial são destinadas para atendimento aos pacientes, aqueles que possuem sintomatologia respiratória, são orientados em área segregada. 

 

Obras do novo Centro

 

No bairro Lourival Batista está em obras o novo Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão. Com previsão para entrega nos próximos meses, no local serão atendidas as demandas dos pacientes da região do Centro Histórico e bairros próximos. “Estamos buscando um local provisório por enquanto para atender essa demanda do Centro Histórico, mas paralelamente, as obras do Centro de Especialidades Dr. Raimundo Aragão já estão ocorrendo. É um espaço novo com toda segurança, acessibilidade e ambiente humanizado”, completa.

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier