Censo do IBGE inicia hoje (1º) com 74 pesquisadores em todo município

01/08/2022 - 17:22 Atualizado há 1 dia



Após dois anos de pausa por causa da pandemia, o censo demográfico, que deveria ser realizado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inicia hoje em todo Brasil. Em São Cristóvão serão 74 recenseadores para levantar dados sobre o quantitativo de pessoas do município, dentre outros aspectos importantes na vida da população, como as características socioeconômicas, a faixa etária, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico, além de dados sobre deficiência e autismo.

 

De acordo com o IBGE, serão dois questionários básicos, um com 26 quesitos e duração de 5 minutos e outro com 77 perguntas que devem ser respondidas em 16 minutos. O censo vai até o mês de outubro e alguns dos resultados estarão previstos para o final deste ano, com informações necessárias para a criação e fortalecimento de políticas públicas e investimentos tanto do setor público quanto do privado.

 

Para a população reconhecer os recenseadores, vale ressaltar que eles estão trajados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação com QR Code e todas as informações serão coletadas de maneira digital, por meio de um Dispositivo Movel de Coleta (DMC), uma espécie de computador parecido com o celular. Além destes detalhes, ainda é possível confirmar a identidade do recenseador pelo: 0800 721 8181 ou pelo site: respondendo.ibge.gov.br.