Catadores e coletores de materiais recicláveis recebem cestas básicas da Prefeitura

16/06/2020 - 17:51 Atualizado há 12 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap), entregou na última terça-feira (15), no Loteamento Lauro Rocha, 12 cestas básicas para Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis do município. Os mantimentos foram adquiridos através de uma parceria entre a Prefeitura, o Consórcio de Resíduos Sólidos da Grande Aracaju e o Ministério Público Estadual.

O secretário da Semap, Elísio Souza, explica que, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os catadores de materiais recicláveis não estão podendo exercer seu trabalho, devido a facilidade de transmissão do vírus. Segundo ele, isso tem afetado diretamente a geração de renda destas pessoas.  “A recomendação da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) é que eles não realizem o processo de segregar os resíduos. A entrega das cestas foi uma maneira que a gestão municipal encontrou para tentar minimizar essa situação, garantindo a segurança alimentar dos catadores e das suas famílias”, declarou o secretário.

De acordo com a presidente de Associação dos Catadores, as cestas básicas chegaram em um bom momento, visto que, muitas famílias estavam sem fonte de renda para adquirir os alimentos. “Essa foi uma ajuda que chegou em boa hora. Algumas mães que fazem parte da Associação tem cinco filhos, e por conta da pandemia não estão podendo sair de casa para realizar a coleta dos materiais e assim conseguir dinheiro para se alimentar. Nós só temos a agradecer pelas cestas básicas”, destacou a presidente.