Castramóvel em São Cristóvão: prefeitura ofertará serviço de castração gratuita de cães e gatos

17/06/2022 - 18:43 Atualizado há 1 hora

A cidade de São Cristóvão contará em breve com os serviços de um Castramóvel, um veículo equipado para realizar cirurgias gratuitas de castração de cães e gatos, fêmeas e machos. O veículo será uma ferramenta útil ao controle reprodutivo dos animais domésticos da cidade, atendendo animais abandonados e àqueles que estejam sob a tutela de famílias de baixa renda.

“A secretaria municipal de saúde utilizará o castramóvel como estratégia de controle populacional de cães e gatos em situação de abandono acolhidos por ONG’s e por protetores independentes do município, bem como os que possuem como tutores, pessoas comprovadamente de baixa renda”, explicou Nayara Correia, Médica Veterinária da SMS.

A verificação desta comprovação será feita com apoio da Secretaria de Assistência Social do município, da qual serão solicitadas as informações necessárias. “A idéia é que o castramóvel, que em nosso caso será no formato trailler, percorra inicialmente os bairros e comunidades mais carentes de São Cristóvão, ampliando com o tempo para outras localidades do município”, complementou a veterinária.

A emenda de liberação da verba foi assinada pelo Deputado federal Laércio na última terça-feira (14) e ao todo foram liberados R$ 250 mil para a compra do veículo que será utilizado em São Cristóvão.

“Nesta caminhada contamos com o apoio de parceiros fundamentais como a UFS, o Instituto Sergipano de Direito Animal, através da pessoa da Dra. Danielle Ferreira e a ONG ELAN, através de Nazaré Morais, aos quais aproveitamos a oportunidade para agradecer a soma nos planejamentos e ações que estamos propondo, bem como ao Deputado Laércio Oliveira pela Emenda Parlamentar direcionada a nossa cidade”, afirmou Elis Correia, a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de São Cristóvão.

Elis Correia, a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde de São Cristóvão

Nazaré Moraes, presidente da ONG ELAN - Educação e Legislação Animal, afirmou que controlar a superpopulação de animais domésticos e combater as zoonoses é um dos importantes objetivos do castramóvel. “Controle populacional de animais domésticos é de extrema relevância, pois o descontrole de natalidade leva ao crime de abandono de animais e como conseqüência, problemas de saúde e segurança públicas. Castramóvel é uma das políticas para iniciar a abordagem ética deste tema, explicou.

Programa Guarda Pet

A Prefeitura de São Cristovão instituiu em 2021, através da lei nº 488/2021, o Programa Municipal de Guarda Responsável – Guarda Pet, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do município. Desde então, a prefeitura vem discutindo a temática do controle populacional de animais domésticos atrelando o tema à idéia de promoção à saúde humana.

A secretaria de Saúde está atualmente em processo de licitação para aquisição de medicamentos e equipamentos que será utilizado no castramóvel, veículo que ainda não está disponível para a população, e paralelamente, discute junto à UFS uma residência em medicina veterinária para atuação no município.