Carros fumacês começam a circular em São Cristóvão para conter o avanço do surto de zika

13/09/2021 - 18:47 Atualizado há 1 dia



A secretaria de saúde de São Cristóvão e a coordenação de vigilância ambiental informam à população que a partir desta semana, os conhecidos carros fumacês estarão circulando pela cidade para conter o avanço do surto de Zika no município.

 

A ação busca reduzir a incidência de casos das arboviroses, que são vírus transmitidos pela picada de artrópodes hematófagos (insetos ou carrapatos), como por exemplo o mosquito Aedes aegypti. Os carros fumacês são uma medida complementar às ações de eliminação dos criadouros, como a limpeza pública e o saneamento urbano.

 

 

Um alerta de urgência em saúde pública foi emitido para a população de São Cristóvão no mês passado (27/08), chamando atenção da população para o indicativo de surto de zika vírus. De lá para cá, foram realizadas diversas ações de bloqueio, que foram intensificadas no município, como: visitas domiciliares em locais com casos suspeitos e confirmados, controle mecânico com eliminação de criadouros e tratamento focal, coleta de larvas, borrifação para eliminação de adultos do mosquito e principalmente campanha educativa nas áreas para a prevenção de possíveis criadouros.

 

 

A Secretaria de Saúde orienta a população a abrir portas e janelas quando da passagem do carro fumacê nos dias previstos conforme cronograma abaixo:

 

 

Carro fumacê – São Cristóvão

 

ps. O cronograma poderá sofrer alterações.

 

 

Foto: Dani Santos