Carnaval dos Carnavais: bloquinhos são marcados por alegria e conscientização social no primeiro dia da programação oficial

18/02/2023 - 16:54 Atualizado há 11 horas



 

Começou nesta sexta-feira (17) a programação oficial do “Carnaval dos Carnavais” em São Cristóvão. Após dois anos de suspensão das festas de modo presencial por conta da pandemia da Covid-19, foliões percorreram as ruas do Centro Histórico em dois bloquinhos que reuniram diversão e reflexão sobre temas sociais. 

 

O reencontro da população do município com o carnaval nas ruas da Cidade Mãe foi celebrado pelo prefeito, Marcos Santana: “A nossa  expectativa para a festa  é do tamanho do coração do povo de São Cristóvão. Estamos há dois anos sem poder brincar o carnaval, se abraçar,  e tudo isso está represado. O nosso pedido é para que todos aproveitem a festa, mas sempre com respeito em relação ao outro”, pontuou o prefeito. 

 

Marcos Santana, prefeito 

 

 

Bloco Serviço de Convivência (Semas)- “Trabalho Infantil, Aqui, Não. São Cristóvão é Proteção!”. 

 

 

O bloco reuniu adultos e crianças acompanhados  pelas unidades socioassistenciais do município, conselheiros tutelares e pessoas de todas as idades dispostas a aproveitar as festividades de carnaval. O  objetivo da ação foi  conscientizar a população sancristovense sobre os riscos do trabalho infantil para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e combater a exploração desse público, como ressalta a secretária municipal  de assistência social do município, Luciane Rocha:  “É um momento de diversão, mas também uma oportunidade de dialogar com a comunidade,  já que essas festas infelizmente tem aumento do trabalho infantil”, lamentou. 

 

Luciane Rocha, secretária municipal de assistência social 

 

 

 

Para a sancristovense Maria Clara Fonseca, o bloquinho foi uma  oportunidade de aproveitar o carnaval e aprender: “Eu venho para os bloquinhos em todos os carnavais. Me diverti, brinquei muito e  ainda aprendi que devemos dizer não ao trabalho infantil".

 

Maria Clara Fonseca, estudante (direita)

 

 

 

O prefeito Marcos Santana destacou a atenção do município ao  o combate à exploração infantil e a defesa de outros grupos vulneráveis socialmente: "Esse é um compromisso que a gente não abre mão. São pessoas que necessitam não somente de ajuda material, mas de muito amor e inclusão. É preciso sempre ter cuidado com essas pessoas em todos os momentos, inclusive nos festivos.", concluiu. 

 

 

 

 

 

Bloco da Saúde 

 

 

Manter a hidratação, ingerir alimentos saudáveis, utilizar protetor solar, consumir  bebidas alcoólicas com consciência e fazer uso de preservativo durante as relações sexuais  são cuidados em saúde necessários para brincar a festa com segurança. Foi visando promover diversão e  a conscientização da população sobre essas medidas que o Bloco da Saúde percorreu as ruas de São Cristóvão.

 

 

 

 

De acordo com a secretária municipal da saúde, Fernanda Santana, a volta do Carnaval dos Carnavais de modo presencial é uma forma  de celebrar a vida:  “É importante lembrar que é necessário se cuidar em todos os momentos. A  saúde deve estar presente sempre. Vivemos dias muito difíceis durante a pandemia e agora com o retorno das festas presenciais vamos comemorar o fato de termos passado por um momento tão difícil como a pandemia.”

 

Fernanda Santana, secretária municipal de saúde

 

 

 

Nas ruas da cidade Mãe, dona Isabel Santos desfila com sua máscara e estandarte decorado  com a abreviação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do qual a senhora é uma orgulhosa paciente. Ela relata a alegria com o retorno do tradicional carnaval de São Cristóvão.  “Não perco as festas de carnaval na cidade. Muito bom ver a volta das festas em São Cristóvão. Eu queria que o carnaval não acabasse. Nós temos que aproveitar nossa cidade, que está crescendo cada dia mais".  destacou.

 

Isabel Santos, dona de casa 

 

 

 

 

Folia no Grande Rosa Elze

 

Neste sábado a programação do Carnaval de São Cristóvão  segue,  no palco do Centro Comercial do Eduardo Gomes, com três atrações: 

 

16h - Estação da Luz

18h30 - Swing Arte Mania

 21h- Karla Isabella. 

 

 

 

 

O Carnaval dos Carnavais é uma tradição do município e até a próxima terça-feira bloquinhos, bandas de frevo, bonecos gigantes e outras atrações  culturais vão desfilar pelas ruas  da Cidade Mãe de Sergipe e se apresentar nos palcos do Centro Histórico e do bairro Eduardo Gomes.

 

Além disso, a Prefeitura também irá apoiar dezenas de blocos que vão  percorrer as ruas de vários bairros e povoados do município.

 

 

Fotos: Heitor Xavier.