Caps João Bebe Água promove atividade externa na Biquinha de São Cristóvão

18/02/2022 - 17:07 Atualizado há 14 horas



 

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água realizou nesta sexta (18) uma atividade externa com os usuários na conhecida Biquinha de São Cristóvão, na região do Centro Histórico. A atividade tem como objetivo ajudar na socialização dos usuários, aproveitando espaços de fácil acesso a e do próprio território deles.  

 

 

 

 

“O espaço da Biquinha possui bastante natureza, o que contribui muito com a saúde mental dos usuários, com mesinhas, espaço para banho, então mesmo quando não há recurso, eles podem vir trazer um lanche e passar o dia tranqüilo”, afirma Andrea Evangelista, coordenadora do Caps João Bebe Água.

 

 

 

 

 

“A idéia é mostrar que existem possibilidades de cuidado além da questão do medicamento. Trabalhamos com atividades físicas, lazer, música, dança, entre outros. Apresentamos um espaço no território deles, que eles podem explorar, socializar, tomar um banho, conversar e tranqüilizar a mente”, reforça a coordenadora.

 

 

Andrea Evangelista, coordenadora do Caps João Bebe Água

 

 

A Biquinha de São Cristóvão foi escolhida por ser um espaço arborizado que proporciona um contato maior com a natureza e que contribui com a saúde mental dos usuários.  “Estou achando maravilhoso, algo diferenciado, uma saída para os problemas da nossa família. Aqui temos uma sensação de liberdade em um lugar tranqüilo ao ar livre e tranqüilo”, Roberto Andrade, usuário do Caps. Já Maria Clemência, outra usuária do Caps João Bebe Água, a atividade ajuda a interagir com as pessoas."Está sendo ótimo estar aqui. Saímos da nossa área de conforto para interagir com nossos amigos, isso ajuda a todos nós. Passar um dia fora é maravilhoso”, afirmou ela. 

 

 

 

Roberto Andrade, usuário do Caps João Bebe Água

 

 

Para a coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira, é preciso sempre reforçar a importância dos cuidados em saúde mental. "Os pontos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no nosso município devem promover acesso, acolhimento, vinculação das pessoas que estejam em sofrimento psíquico. Atividades externas como essa fortalecem cada vez mais o protagonismo dos usuários(as) que são acompanhado(as) nos CAPS, contribuindo desta maneira para melhoria da qualidade de vida das pessoas “, enfatizou ela. 

 

 

Fotos: Heitor Xavier