Caps João Bebe Água completa 16 anos com festa aos usuários

15/10/2021 - 18:31 Atualizado há 2 horas

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) João Bebe Água completou 16 anos de existência nesta sexta-feira (15) com uma celebração que reuniu usuários, familiares e trabalhadores do Centro. O local atende atualmente uma demanda de cerca de 600 pessoas da Região do Grande Rosa Elze e, com a pandemia, tem se mostrado cada vez importante para a população da região.

“Este é um momento de muita alegria e orgulho, não só para mim mas para todas pessoas que trabalham neste equipamento, para os usuários e familiares que são aqui assistidos. Neste momento de comemoração é válido reforçar sobre a importância das políticas públicas em saúde mental, e que cada vez mais os usuários possam se fortalecer e reconhecer este espaço como um lugar de resistência e acolhimento, afirmou Stefanie Vieira, Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de São Cristóvão.

Para José Passos, usuário há 10 anos, o espaço é mais que um serviço, é sua família. “Gosto muito desse espaço, sou um usuário com problema mental, e não tenho o que falar daqui. São todos ótimos, e só tenho a agradecer a todos e ao prefeito Marcos Santana que fez aqui uma grande obra para nós, para que a gente desfrute dessa beleza que é o CAPS. Não tenho família, mas posso dizer que minha família é o CAPS”, afirmou o usuário.

Para Andreia Evangelista, Coordenadora do Caps João Bebe Água, no mês de outubro é comemorado não apenas o aniversário do Caps, mas também o dia da saúde mental que é 10 de outubro e as datas não poderiam passar em branco. “Não poderíamos passar em branco então reunimos os trabalhadores, a equipe multidisciplinar e também os usuários que são o motivo de estarmos aqui. Eles são os fatores essenciais, mesmo nesse processo de pandemia, onde tivemos os grupos desestruturados e tivemos de fazer apenas atendimentos individuais”, afirmou a coordenadora.

“Quisemos retornar em grande estilo para mostrar a importância, principalmente nesse momento, da saúde mental. Nada melhor do que comemorar com uma festividade, para poder celebrar a vida, com todos os usuários, familiares, todos os trabalhadores, inclusive os que não estão mais aqui, mantendo sempre todos os cuidados sanitários necessários”, conclui ela.
Vale lembrar que para ter acesso ao atendimento é preciso fazer um cadastro no CAPS, que funciona no bairro Rosa Maria, de 7h às 17h horas (atendimento porta aberta).

Equipe Caps João Bebe Água