Campanhas de multivacinação, contra pólio e sarampo iniciam em São Cristóvão

05/10/2020 - 16:44 Atualizado há 2 dias



A partir de hoje, 05 de outubro, as Unidades Básicas de Saúde de São Cristóvão iniciam as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e a de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes, bem como a vacinação contra o sarampo.

 

A rede de saúde do município irá disponibilizar as vacinas em ações que acontecem, simultaneamente, no período de 05 a 30 de outubro de 2020, e no dia 17 de outubro está programado o dia “D” de divulgação e mobilização da campanha.

 

A vacinação contra poliomielite está prevista para crianças na faixa etária de um ano a quatro anos, na multivacinação o público são as crianças e adolescentes menores de 15 anos, e no caso do sarampo, a vacinação será indiscriminada.

 

Vacinação contra poliomielite está prevista para crianças na faixa etária de um ano a quatro anos

 

Em São Cristóvão serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, bem como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. O município dispõe de 13 pontos de vacinação, entre Unidades Básicas e Unidades de Saúde da Família, preparados para iniciar a vacinação da população junto à campanha que acontece em todo território nacional.

 

Em consequência da pandemia de covid-19, além dos postos, a campanha de vacinação neste ano será desenvolvida também através de atividades extramuros, com a utilização de estratégias que evitem aglomerações. Assim, serão utilizados ambientes amplos e ventilados em espaços com estrutura adequada encontrados na comunidade. Para isso, serão utilizadas escolas, quadras, praças, associação de moradores, igrejas e outros lugares que atendam a necessidade.

 

Segundo a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Jussimara Cristina dos Santos, vale ressaltar que a vacinação é uma das principais ações para a prevenção e controle de diversas doenças. “A vacina é um método eficaz, seguro e além de proteger contra determinadas enfermidades, contribui para redução da incidência de doenças imunopreveníveis, promovendo uma proteção tanto individual como coletiva”, afirma ela.

 

Campanha de vacinação inicia em São Cristóvão

 

A gerente explica ainda que cada ação individual interfere no coletivo, pois a pessoa não vacinada pode colocar em risco a comunidade, possibilitando o retorno de doenças preveníveis. “É de extrema relevância manter os cartões de vacinas sempre atualizados de acordo com o calendário nacional de vacinação. A imunização é prioridade, por isso, protejam-se”, reforça Jussimara Cristina dos Santos.