Campanha 'Por Todes' reforça ações contra assédio e violência de gênero durante o FASC

04/12/2022 - 22:44 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão em parceria com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) do Governo de Sergipe realizou a campanha “Por Todes: FASC sem violência de gênero” durante os quatro dias do 37º Festival de Artes de São Cristóvão. A iniciativa levou para a Praça da Matriz o Ônibus Lilás, onde ocorreu atendimento gratuito, interação com público, distribuição de bolsas e materiais informativos sobre prevenção e denúncia.

O principal objetivo da iniciativa foi fortalecer a conscientização da população sobre o combate ao assédio e à importunação sexual. Além disso, com o Ônibus Lilás, as equipes buscaram conscientizar o público sobre a prevenção contra a violência de gênero contra mulheres e população LGBTQIA+ durante o Festival.

De acordo com a coordenadora estadual de políticas públicas para as mulheres da SEIAS, Erika Leite, a campanha também foi realizada em 2019, e nesse ano foi ampliada com a perspectiva de trabalhar a prevenção à  violência de gênero. “Nós estamos com a unidade móvel, com acolhimento humanizado, nesta parceria com a equipe do município, SSP, com psicólogas, advogada, assistente social, com o objetivo principal de trabalhar a prevenção”, explica.

Durante o evento, as equipes da Prefeitura e do Estado realizaram atividades interativas com o público. Por meio de um Quizz com perguntas e respostas, foram apontados os sinais de importunação sexual, a Lei de Importunação Sexual e a Lei Maria da Penha, bem como sobre os caminhos de acesso à rede de atendimento à vítima de violência em Sergipe. Como brindes pelas respostas no quizz, foram distribuídas bolsas confeccionadas pelas mulheres internas do Presídio Feminino (Prefem), por meio do projeto de artesanato Odara.

“Essa parceria vem para fortalecer a política de proteção à mulher e população LGBTQIA+ no FASC. Algumas pessoas não se sentem confortáveis em procurar a delegacia nos casos de violência ou importunação, por isso disponibilizamos essa rede de apoio para acolher essas pessoas, e também trabalhar na prevenção da violência, orientando quem eles podem procurar caso seja necessário”, explicou Laiana Costa, coordenadora de juventude da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Realização e apoio

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

Fotos: Heitor Xavier