Caminhada conscientiza população de São Cristóvão sobre malefícios do tabagismo

02/09/2021 - 17:36 Atualizado há 4 horas

Uma ação de conscientização e promoção à saúde, em alusão ao dia Nacional de Combate ao Fumo, foi realizada nesta quarta (1) junto à população do bairro Rosa Maria, em São Cristóvão, através de uma caminhada com usuários da academia da saúde e comunidade local.

A iniciativa buscou oferecer orientações sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios da atividade física como forma de promoção à saúde. A atividade foi uma proposição da coordenação de promoção à saúde e programas estratégicos e Referência Técnica de Doenças Crônicas não Transmissíveisda secretaria municipal de saúde e contou com participação das equipes da Unidade Básica de Saúde MassoudJalali, o profissional de educação física responsável pelo polo da Academia da Saúde, Edmilton Oliveira e toda comunidade do Rosa Maria e bairros circunvizinhos.

Para Maria Fraga, 58 anos, ações como essas a ajudam a manter uma vida cada vez mais saudável. “Estou gostando daqui, faço dança, zumba, um pouco de tudo. As atividades são importantes e para mim que tenho bursite, tendinite, depressão, isso ajuda bastante para uma vida saudável. Tenho pressão alta também e o professor ajuda muito fazendo a diferença para todas nós. Acho inclusive que já emagreci”, brinca ela.

Maria Fraga, 58 anos

Maria Célia, 70 anos, por sua vez, relata que se sente feliz por fazer parte dessas atividades: “aqui esse local era o que estava faltando, está uma maravilha. Tudo o que o professor passa eu faço, e ele é nota 10, gostamos muito dele. A caminhada está certa, o pessoal tem de deixar de fumar, mas ainda tem gente que não reconhece e continua fumando, mas é preciso parar, fazer boas escolhas”, diz ela.

Maria Célia, 70 anos

Para Marluce Santos, 65 anos, é na academia da saúde que a população encontra opções de lazer e saúde:“ Foi a melhor coisa que nosso prefeito colocou em nossas vidas, fez da gente ser criança, muito bom para nossas mentes. Ele prometeu e fez, e acredito que fará ainda muito mais. Esse lugar é maravilhoso e a caminhada de hoje também”, afirmou.

Marluce Santos, 65 anos

Segundo Mário Luís Tavares Mendes, Coordenador de Promoção da Saúde e Programas Estratégicos de São Cristóvão, essa é uma atividade de extrema importância para a população,uma vez que ela traz a mensagem dos malefícios do uso do fumo, que vai além dos problemas de saúde, mas também traz impacto econômico negativo na vida de quem faz uso.

“A atividade serve também para construirmos territórios mais saudáveis e consequentemente buscar diminuir os custos em saúde causados por problemas advindosdo uso do fumo. Estamos utilizando a mobilização comunitária, que é uma metodologia usada no campo da saúde, em que a comunidade trabalha em prol de um processo de educação e promoção à saúde, como parte integrante e com participação ativa no processo, e assim poder mudar a realidade e os impactos negativos que o fumo traz para a saúde das pessoas”, conclui o coordenador.

Fotos: Dani Santos