Cadastur: Prefeitura de São Cristóvão incentiva participação de empresários do município

24/05/2021 - 15:50 Atualizado há 7 horas

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é um cadastro destinado às pessoas (físicas ou jurídicas) que atuem no setor turístico, funcionando assim como um mecanismo que facilita o acesso de empresários ao programa do Ministério do Turismo (Governo Federal) e aos órgãos oficiais do turismo brasileiro, em outras palavras funciona como uma vitrine entre comerciantes e os clientes. A Prefeitura de São Cristóvão atua como ponte incentivando que mais empresários da cidade possam fazer parte desta iniciativa, que visa o desenvolvimento econômico através do fomento ao tursimo local.

“Pode se cadastrar donos de restaurantes (cafeterias, bares e etc; profissionais ligados aos empreendimentos aquáticos; proprietário de locadoras de veículos; prestadoras de serviços na área turística; donos de casas de espetáculos; empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva além de prestadores de infraestrutura para eventos e centros de convenções”, explicou o coordenador municipal de promoção turística, Diego Souza.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Turismo, os interessados devem se inscrever no site www.cadastur.turismo.gov.br, através de formulário eletrônico. Após homologação da inscrição, um certificado será emitido ao empresário, que passará então a fazer parte do cadastro geral, disponibilizado no site do Cadastur.

Diego Souza

“Quem integra do Cadastur poderá participar de projetos do Governo Federal, participar de cursos de qualificações, acesso a financiamento de banco; receber apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo além da visibilidade proporcionada tanto pelo Cadastur quanto pelo Programa Viaje Legal. Cada inscrição tem validade de dois anos, por isto caso o empresário já tenha esse tempo cadastrado terá que renovar a participação”, contou Diego.

Paola Santana

Atualmente, a cidade de São Cristóvão tem 54 equipamentos (ou integrantes) registrados no Cadastur, incluindo neste âmbito tanto os setores estaduais e municipais quanto o privado, como os guias turísticos e comerciantes ligados ao assunto.

“Temos dialogado com todos os empresários do turismo de nossa cidade. É um caminho traçado desde que o prefeito Marcos Santana assumiu a Prefeitura de São Cristóvão e a Fundação de Arte, Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) vem dando segmento, através de políticas de aperfeiçoamento empresarial, consultorias em melhorias na relação cliente e atendimento, entre outros cursos. A política de apoio ao empresário do ramo turístico é construção diária que vem sendo aperfeiçoada a cada ação que a prefeitura oferta aos moradores. Sabemos da importância econômica que o ramo turístico tem para uma cidade, e para São Cristóvão se torna peça-chave do desenvolvimento municipal, uma vez que estamos falando de uma cidade que é potência histórica e, consequentemente, turística dentro e fora do Brasil. Por esses motivos precisamos que nossos empresários façam seu cadastro no Cadastur e a Fundact está aqui para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto”, disse a diretoria-presidente da Fundact, Paola Santana.

A Fundact está localizada no Paço Municipal (Prefeitura de São Cristóvão), na Praça São Francisco, funcionando diariamente das 8h às 14h.

Imagem: Arquivo Diretoria de Comunicação.