Bricelet produzido em São Cristóvão é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe

22/12/2021 - 15:15 Atualizado há 1 dia

Cidade conhecida pela herança histórica preservada, São Cristóvão expressa a sua cultura e identidade também através da gastronomia, que apresenta uma mistura de ingredientes indígenas, africanos e europeus. O biscoito Bricelet, por exemplo, retrata a resistência do que nos foi deixado, pois tem origem suíça e foi trazido pelas freiras beneditinas que viveram enclausuradas na antiga Santa Casa de Misericórdia do município.

Com a recente Lei 8.931/2021, sancionada pelo Governo do Estado, a partir de um Projeto de Lei da deputada estadual Maria Mendonça e aprovado unanimamente pela Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), o Bricelet é oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe. A iguaria, cujo lucro no passado ajudava a manter o antigo Orfanato Imaculada Conceição, estabeleceu-se ao longo do tempo como um dos um dos atrativos culturais e turísticos da cidade.

De acordo com Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), a sanção da Lei “serve para reafirmar a importância da cidade e as particularidades da cultura do nosso povo. É o reconhecimento de uma iguaria que há anos se consolidou na cidade e que, junto com a queijada, os licores, o beiju, entre outros alimentos, é responsável por criar experiências, além de agregar valor aos produtos e valorizar os produtores locais”, afirmou.

Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur)

No centro histórico da cidade, mais especificamente na Praça São Francisco, os visitantes encontram muitos elementos, além dos Bricelets, que retratam as tradições da Cidade Mãe de Sergipe. Lá estão o Centro de Artesanato, a Sala dos Saberes e Fazeres, a Casa das Culturas Populares e o Ponto de Informações Turísticas (PIT). Ou seja, quem visita São Cristóvão não precisa se deslocar muito para conhecer a história do município, a gastronomia local, os artigos de moda, artes plásticas, decoração, e outros produtos artesanais feitos por sancristovenses.

Biscoitos Bricelets, Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos