Bossa Criativa: Cultura de São Cristóvão integra mostra virtual da UFRJ e Funarte

26/11/2021 - 16:24 Atualizado há 4 horas

Começam a ser veiculados neste sábado (27), às 18h, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, os 12 vídeos que compõem a Mostra Virtual São Cristóvão. Ao longo da série, será apresentado um panorama da rica produção cultural da Cidade Mãe de Sergipe. A iniciativa faz parte do projeto Bossa Criativa, que integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música. A mostra conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).

A mostra é a primeira de uma série que contemplará nove cidades que são patrimônios culturais da humanidade reconhecidos pela Unesco no Brasil, sendo elas: Ouro Preto e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (Minas Gerais); Brasília (DF); a cidade do Rio de Janeiro e Paraty (Rio de Janeiro), São Luís (Maranhão), Olinda (Pernambuco) e São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), além da própria São Cristóvão (Sergipe).

Quem abre a série de vídeos sobre a cultura sancristovense é Joba Ralacoxa, com seu forró, sendo seguido de outros destaques locais, como os lutiers Mestre Passos e Matheus Santana, os artistas plásticos Gladston Barroso, Cauê Mathias e Mestre Nivaldo Oliveira, a cordelista Dona Alda Cruz, a poetisa de Vera Lúcia e Dona Marieta da queijadinha e Vera Maria dos Bricelets, mestres na gastronomia.

A série mostrará, também, criações de artesãos que produzem e expõem suas peças no Centro de Artesanato Sala dos Saberes e Fazeres, imagens que contam histórias com os fotógrafos Neto Astério e Thiago Santos e, ainda , ginga, dança e folguedos dos grupos folclóricos Caceteiras, Chegança e São Gonçalo – além de depoimentos de historiadores sobre a história e o patrimônio arquitetônico do município.

Presidente da Fumctur, Paola Santana, destacou a importância da parceria com a UFRJ e Funarte no sentido de levar a cultura do município para fora de Sergipe. “Com essa parceria, nós saímos do eixo padrão que já estamos, para atingir outras pessoas. Esse material será distribuído no Rio de Janeiro, para uma lista de outras de universidades que estão fora da nossa capacidade e estará disponível virtualmente para quem quiser acessar. É importantíssimo para que São Cristóvão saia do eixo local, consiga ser visualizado, e vire uma referência cultural e polo turístico que ele merece”, declarou Paola.

Joba Ralacoxa

Primeira atração da série de vídeos, Joba Alves partiu para carreira solo em 2008 após passar por outras bandas, e, desde então, lançou cinco CDs. É morador de São Cristóvão, a qual homenageou com “Canção à Cidade Mãe”, composta com a parceira Érica Barbozza. Em seu currículo, apresentações em alguns dos eventos mais tradicionais do Sergipe, como Forró Caju, Fasc 2019, São João da Tradição, Rasgadinho (palco do forró), Encontro Nordestino de Cultura e Feira de Sergipe do Sebrae. Joba tem, também, se apresentado online, por meio de lives e gravações.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020 e reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa – entre as quais, o circo. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo, com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade.

A programação é composta ainda de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br e em ações presenciais, com participação de artistas de todo o Brasil. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site do projeto.