Balanço da saúde no FASC: números mostram atendimentos dentro do esperado e nenhuma ocorrência grave

06/12/2022 - 17:53 Atualizado há 2 dias



Os atendimentos realizados nos pontos de urgência e emergência montados durante o Festival de Arte de São Cristóvão estiveram dentro da média esperada pelos profissionais de saúde. Essa é a avaliação da coordenação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da secretaria de saúde do município, responsável pelas estruturas de atendimento em saúde durante o evento.  

 

 

Foram 99 atendimentos durante os quatro dias de evento, sendo 23 atendimentos na sexta-feira, 27 no sábado e  49 no domingo, último dia de festa. 86 pessoas foram atendidas no ponto montado na Praça São Francisco e 13 pessoas no ponto da Praça do Carmo. Nenhum desses atendimentos foi ocorrência grave.

 

 

 

 

 

 

Para Simone Barreto, Coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, o 37º FASC foi mais uma vez um evento bem estruturado e de sucesso para o município. “Estruturamos dois postos de saúde nos pontos estratégicos do evento, bem como acionamos o suporte da Secretaria Estadual de Saúde com as viaturas avançadas e básicas do SAMU, além do ponto de apoio no Hospital Senhor dos Passos. Nos quatro dias de festa tivemos 99 atendimentos nos dois postos, e não tivemos nenhum atendimento grave”, afirmou a coordenadora.

 

 

 

Simone Barreto, Coordenadora da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da SMS

 

 

A equipe médica total foi composta por 2 médicos, 2 enfermeiros e 3 técnicos de enfermagem, que se revezaram durante o evento para garantir o pronto atendimento médico de quem prestigiava o festival. Ainda segundo a coordenadora, grande parte das ocorrências foi de pessoas com mal estar e outros sintomas leves, somados a alguns casos de embriaguez alcoólica.  

 

 

“As ocorrências com maior recorrência foram mal-estar, êmese (vômitos) e cefaléia (dor de cabeça). Não precisamos acionar a SAMU e foram poucos encaminhamentos para o Hospital. O evento ocorreu com equilíbrio e brandura”, avalia ela.