Aumento de casos gera alerta de combate ao mosquito Aedes Aegypti em São Cristóvão

15/06/2022 - 16:48 Atualizado há 5 horas



 

A vigilância ambiental de São Cristóvão fez um alerta com relação ao aumento de casos de arboviroses no município, ou seja, doenças como Dengue, Zika e Chikungunya causadas por vírus transmitidos principalmente por mosquitos.

 

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os casos vêm aumentando desde o mês de janeiro, quando foram notificados 47 casos suspeitos e 10 confirmados no município. Em fevereiro foram 30 notificações e 5 confirmações, e em março houve um aumento considerável do número de notificações, que passou para 98, com 11 pessoas confirmadas. Já em abril o aumento foi ainda maior, com 145 casos suspeitos e 29 confirmados.

 

 

 

 

Diante do panorama, a vigilância ambiental em saúde de São Cristóvão já disparou o alerta para a prevenção e controle de arboviroses na sede do município, com ações de prevenção e bloqueio que estão sendo intensificadas nas localidades onde houve maior número de casos suspeitos e positivos de arboviroses.

 

 

 

 

 

 

Ações da Vigilância Ambiental

 

No bairro Alto da Divinéia foram 133 imóveis vistoriados, dos quais dois possuíam foco de Aedes aegypti. Lá os Agentes de Combate a Endemias também iniciaram a borrifação na área com inseticida através de bombas nebulizadoras costais.

 

Já na região da cidade baixa, Centro do município, foi realizado um trabalho em mutirão em 542 imóveis, dos quais foram encontrados quatro focos na área. Além destes, foram feitas ações no Centro Comercial, em 107 imóveis, no Apicum em 67 imóveis e no Eduardo Gomes, onde foram iniciadas ações de bloqueio com mutirão educativo.

 

 

 

 

 

“Quando existe a suspeita e/ou confirmação de caso, a equipe de Agentes de Combate a Endemias é acionada para realização de ações de bloqueio no local, que envolvem visitas domiciliares em locais com casos suspeitos e confirmados, controle mecânico com eliminação de criadouros e tratamento focal, coleta de larvas, borrifação para eliminação de adultos do mosquito e principalmente campanha educativa nas áreas para a prevenção de possíveis criadouros”, explicou Elis Correia, coordenadora da Vigilância Ambiental de São Cristóvão. 

 

 

 

 

Para a coordenadora as ações educativas são ainda as principais estratégias para controle dos agravos, pois somente evitando os criadouros do mosquito é possível ter uma redução no número de casos positivos.

 

 

Elis Correia, coordenadora da Vigilância Ambiental de São Cristóvão

 

 

“Desde abril, além dos mutirões educativos nas ações de bloqueio, a Vigilância em Saúde do município tem realizado inspeções em todas as escolas do município. E além de verificar as condições ambientais, os Agentes de Endemias eliminam e tratam possíveis focos, orientam a equipe escolar sobre medidas a serem tomadas para prevenção de agravos e realizam ação educativa com estudantes das escolas visitadas”, explicou Elis Correia.

 

 

Conheça as principais ações de prevenção

 

 

 

 

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos