Atividades físicas nas Academias da saúde de São Cristóvão são retomadas presencialmente: saiba como participar

16/08/2021 - 18:45 Atualizado há 10 horas



 

As atividades físicas das Academias da Saúde de São Cristóvão foram retomadas de forma presencial e estão acontecendo nos dois pólos recém-inaugurados da cidade, o Polo Centro Histórico (bairro Pintos) e o Polo Rosa Maria (bairro Rosa Elze). As atividades estavam acontecendo de forma remota em decorrência da pandemia covid-19, mas agora foram retomadas com acompanhamento dos profissionais de educação física Edmilton Oliveira e Anthony Couto.

 

 

Academia da saúde pólo Rosa Maria 

 

 

Além de práticas corporais e atividades físicas, estão previstas práticas integrativas e complementares, além de práticas artísticas e culturais, e educação em saúde junto à comunidade. Para dona Maria Helena de Menezes, 68 anos, as atividades na Academia da Saúde do Rosa Maria são uma oportunidade para se exercitar e também se divertir. “Venho do Tijuquinha até aqui caminhando para as aulas e o professor Edi é excelente, igual ele não tem. Gosto de dançar, de rodar, de fazer exercício, a gente pula, a gente samba, a gente faz tudo”, afirma ela.

 

 

Maria Helena de Menezes, 68 anos 

 

 

Segundo o profissional de educação física Edmilton Oliveira (Edi), todos que participam das atividades são orientados também a irem à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. “Pedimos que todos passem também na UBS para aferir a pressão, medir altura e peso e aferir a glicemia, para que se tenha um parâmetro do ‘antes e depois’ das atividades”, explica ele. 

 

 

 

 

“A academia da saúde surgiu para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis e na promoção da saúde, trabalhando a qualidade de vida como também a educação em saúde. Isso para que eles tenham essa mentalidade de, por exemplo, beber mais água, procurar uma alimentação mais saudável, não só aqui, mas também em casa”, reforça o profissional.

 

 

Edmilton Oliveira (Edi), profissional de educação física 

 

 

As Academias da Saúde se configuram como espaços que contribuem para os cuidados e a promoção da saúde, nos quais profissionais de saúde da prefeitura atuam para estimular e orientar a população para um estilo de vida cada vez mais saudável. Para Mário Luís Tavares Mendes, Coordenador de Promoção da Saúde e Programas Estratégicos de São Cristóvão, o retorno das atividades presenciais é de suma importância para a promoção de um estilo de vida saudável para a população.

 

 

 

 

“Considerando que o programa Academia da Saúde (PAS) é uma estratégia de promoção da Saúde, produção do cuidado e de modos de vida saudáveis para população, esse retorno é de suma importância, pois é um potencializador do cuidado individual e coletivo que é dispensado nas unidades de saúde”, afirma. “Por outro lado, possibilita aos usuários dos pólos da academia um espaço de vivência e de apreensão de conhecimentos que ajudam na prevenção de problemas de saúde (como estresse, problemas de saúde mental), no controle de problemas crônicos (hipertensão arterial, diabetes) e na adoção de hábitos saudáveis”, conclui o coordenador.

 

 

Academia da saúde Polo Centro Histórico (Bairro Lourival Batista)

 

 

Onde ficam as Academias da Saúde de São Cristóvão e como participar

 

A Academia Pólo Centro Histórico está localizada na Praça Gabriel de Souza Filho, na Avenida Lourival Baptista (antigo bairro dos Pintos), e a do Pólo Rosa Maria fica na Praça Sérgio Sousa da Rocha Júnior, na comunidade José Batalha de Góes, no bairro Rosa Maria. Para participar, basta comparecer ao local nos horários das atividades com o cartão do SUS para um cadastro inicial.

 

 

Confira cronograma

 

POLO CENTRO HISTÓRICO

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

 

15 às 17h

Treinamento Funcional

 

 

 

16h as 18h - Caminhada monitorada

 

 

 

17h às 18h

Zumba

 

 

 

 

18h às 19h

Treinamento de Força

 

 

 

16 as 18h - Treinamento Funcional

 

 

 

17h às 19h

Caminhada Monitorada

 

 

13h às 14h

Alongamentos e Relaxamentos

 

 

 

14h às 15h

Treinamento de Força

 

 

15h às 16h

Treinamento Funcional

 

 

 

17h às 18h

Zumba

 

 

 

13h às 14h

Alongamentos e Relaxamentos

 

 

 

14h às 15h

Treinamento de Força

 

 

15h às 16h

Treinamento Funcional

 

 

 

17h às 18h

Zumba

 

 

 

 

06 às 7h - Treinamento de Força

 

 

 

7h as 8h - Treinamento de Força

 

 

8h as 9h - Caminhada monitorada

 

POLO ROSA MARIA

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

 

6h às 7h

Exercícios de alongamento, estabilidade e mobilidade articular

 

16h às 17h

Aeróbica

 

15h às 16h

Práticas corporais (grupo  do caps)

 

16h às 17h

Capoeira

 

6h às 7h

Exercícios de alongamento, estabilidade e mobilidade articular

 

 

16h às 17h

Fit Dance

 

 

6h às 7h

Exercícios de alongamento, estabilidade e mobilidade articular

 

15h às 16h

Capoeira

 

16h às 17h

Zumba

 

Fotos: Dani Santos