Atendimento especializado em São Cristóvão: saiba como acessar os serviços

02/06/2022 - 14:38 Atualizado há 29 minutos



A atenção especializada se direciona ao atendimento e tratamento de pessoas com necessidade de cuidados diferenciados, mais intensos que os oferecidos na atenção primária. Dessa forma, é necessário que o usuário busque primeiro a Unidade de Saúde mais próxima para ser atendido pela equipe de saúde da família que irá ver a necessidade de um tratamento mais especializado. Havendo essa necessidade, o médico(a) encaminha o paciente para novas consultas, exames ou outro procedimento. 

 

 

 

 

Como acessar os serviços da Atenção Especializada 

 

São Cristóvão possui dois locais de atendimento especializado que oferecem diversos serviços de saúde divididos entre o Centro Histórico e o Centro urbano do Rosa Elze. Um deles é o Centro de Reabilitação Raimundo Aragão, que fica no bairro Lourival Batista, no Centro Histórico.

 

Lá é possível encontrar a oferta à população de serviços de Fisioterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Assistência Social, Psiquiatria, Neuropediatra, Nutrição, Ultrassonografia, oftalmologia e endocrinologia.

 

 

 

 

Já o Centro de Especialidades Lurdes Vieira Araújo, localizada na Rua Horácio de Souza Lima, no bairro Rosa Elze ofere Psiquiatria, Psicologia, Neuropediatria, nutrição, ultrassonografia e endocrinologia. Ambos os Centros funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.  Além destes, é possível ser encaminhado para outros Centros do estado, a depender da necessidade do paciente e do tratamento necessário.

 

 

 

 

 

O que fazer com o encaminhamento do médico(a)

 

Com o encaminhamento em mãos, o paciente deve ir a recepção da própria Unidade de Saúde para fazer a solicitação. O paciente deve aguardar o agendamento ser feito pela Central de Regulação.

 

A secretaria de Saúde avisa quando a marcação estiver concluída, mas para saber se o procedimento foi agendado, o usuário pode também ir diretamente na Unidade de Saúde onde fez a primeira consulta, com a solicitação em mãos. Ele pode também entrar em contato com o zap 9 9644-3859 (Central de Regulação da Secretaria de Saúde de São Cristóvão) para verificar o andamento do pedido.

 

 

 

O que fazer após o agendamento

 

Após saber a data do agendamento, o paciente deve ir no local indicado, que pode ser um Centro de Referência, uma clínica, um laboratório)  no dia e horário estabelecido.

 

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Central de Regulação através do zap 9 9644-3859 (Central de Regulação).