Assistência Social promove encontro com jovens aprendizes de São Cristóvão para discutir sobre Direito Trabalhista

10/10/2023 - 16:41 Atualizado há 1 dia



 

Na manhã desta terça-feira (10) a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou um encontro educativo voltado para os jovens aprendizes da cidade. O objetivo do evento foi proporcionar aos jovens uma compreensão mais profunda do mundo do mercado de trabalho, destacando os desafios que poderão enfrentar e como devem se comportar em situações relacionadas às leis trabalhistas. 

 

No total, são 31 jovens aprendizes vinculados à prefeitura de São Cristóvão, e o referido encontro objetiva que os mesmos adquiram conhecimento e compreensão sobre seus direitos e responsabilidades no ambiente de trabalho. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de discutir tópicos relevantes, incluindo direitos trabalhistas fundamentais, contratos de trabalho e questões voltadas à legislação trabalhista. 

 

 

 

 

Segundo Laiana Costa, assistente social da Semas e coordenadora do programa Jovem Aprendiz no município, compartilha que a intenção era justamente discutir sobre os deveres e direitos dos jovens que estavam iniciando no mercado de trabalho. “São adolescentes e não conhecem muito do mercado de trabalho, estão sendo inseridos agora com o programa Jovem Aprendiz. Então, para que eles possam ter um conhecimento maior sobre esse mundo, proporcionamos esse encontro com a advogada do município para sanar as dúvidas, esclarecer assuntos voltados à esse assunto proposto, principalmente os deveres e direitos como funcionários e informar o que a lei permite”. 

 

 

Laiana Costa, coordenadora do programa Jovem Aprendiz no município

 

 

Segundo Rosana Costa, advogada do município e coordenadora do escritório jurídico, foi levado para o encontro uma visão geral dos direitos e deveres para os jovens, enquanto Jovem Aprendiz, sendo o objetivo principal levar o conhecimento baseado no artigo 482º, o qual fala sobre modalidades de justa causa, falhas e faltas do empregado como do empregador, entre outras importantes questões. 

 

 

Rosana Costa, advogada do município

 

 

“O momento é para que eles possam entender que hoje é a oportunidade de se capacitarem, mas também de aprimorarem seus conhecimentos para outras oportunidades no mercado de trabalho”, declara Rosana. 



 

Jovens Aprendizes 

 

Os participantes do encontro, mostraram-se ansiosos e agradecidos por mais um momento de troca de conhecimento. Muitos afirmaram que se sentiram mais confiantes e preparados para enfrentar exigências no ambiente profissional. 

 

Para Adrian Lima, jovem aprendiz de 20 anos que está atuando na Igreja de São Francisco, o mercado de trabalho é desafiador e exigente, e o esse encontro servirá para entender melhor como agir dentro da lei, caso seja necessário. “Achei muito importante, pois qualquer coisa pode acontecer no nosso ambiente de trabalho, com os colegas de trabalho, com nossos chefes, etc. Agora, entendemos o que o mundo do trabalho exige da gente, e conhecendo nossos direitos, podemos exigir por eles”. 

 

 

Adrian Lima

 

 

Diogo dos Santos, 19 anos e jovem aprendiz atuante no Museu de Arte Sacra compartilha da mesma opinião que seu colega. “Conhecimento nunca é demais, agora entendo quais são os erros que posso cometer, os erros que os chefes podem cometer, e sabendo dos meus direitos, vou conseguir me posicionar e buscar resolver qualquer problema”. 

 

 

Diogo dos Santos


 

Fotos: Dani Santos