Arquivo de São Cristóvão inspira práticas de preservação e recebe visita do Arquivo de N. Sra da Glória

10/08/2023 - 17:15 Atualizado há 4 horas



Nesta quinta-feira (10), uma equipe do Arquivo Histórico de Nossa Senhora da Glória realizou uma visita ao Arquivo de São Cristóvão, com o objetivo de se inspirar no modelo de preservação histórica adotado pela equipe local. O encontro refletiu a busca contínua por aprimoramento e compartilhamento de boas práticas entre os municípios, visando garantir a preservação e disponibilização dos valiosos documentos históricos para as futuras gerações.

 

 

Durante a visita, os representantes do Arquivo de N. Sra da Glória exploraram de perto as abordagens empregadas pelo Arquivo de São Cristóvão. De acordo com o diretor Adailton Andrade, “há um calendário de visitas de outros municípios que foi fruto da apresentação do arquivo público de São Cristóvão na Semana Nacional de Arquivos em Aracaju. Fizemos parte da mesa e abordamos os investimentos da gestão para organizar o arquivo e foi dito pelos organizadores que somos referência de organização e prestação de serviço à sociedade”, afirmou.

 

Adailton Andrade, diretor do Arquivo de São Cristóvão

 

O diretor ressaltou a importância da visita da equipe de Nossa Senhora da Glória, cujo foco estava “na compreensão abrangente da logística, digitalização, sistema de arquivamento e procedimentos em todas as secretarias. O resultado positivo que veio dessa colaboração é resultado dos investimentos da gestão e da dedicação contínua do secretário. Neste momento preciso agradecer a todos os membros de nossa equipe, que desempenham um papel vital ao impulsionar nosso arquivo, que serve como um exemplo inspirador para outras administrações", celebrou entusiasmado.

 

 

Edson Fontes, secretário de Governo e Relações Comunitárias (Segov), enfatizou que essa troca de conhecimento entre os dois municípios cria um ambiente de colaboração enriquecedor. "Estamos aqui para realizar essa troca de experiências, e estamos lisonjeados em ver como o Arquivo de São Cristóvão se tornou uma referência no modelo de preservação histórica. O aprendizado que estamos obtendo com a visita da equipe do Arquivo de N. Sra da Glória é inestimável e só reforça a importância de aprender uns com os outros", pontuou.

 

Edson Fontes, secretário da Segov

 

Para o coordenador do Arquivo de Nossa Senhora da Glória, Robson Andrade, a expectativa é que a visita resulte em novas estratégias e ações implementadas no Arquivo da cidade. “Essa visita vai permitir que a história do nosso município seja ainda mais bem preservada e acessível aos cidadãos interessados em explorar suas raízes e patrimônio cultural. A busca pela excelência na preservação histórica é uma jornada constante, e a inspiração proveniente do modelo de São Cristóvão certamente contribuirá para o enriquecimento dessa trajetória em N. Sra da Glória”, disse.

 

 

Fotos: Dani Santos