Aprova Brasil: Coordenadores da Educação se reúnem para discutir resultados do primeiro simulado do Projeto

15/09/2022 - 16:07 Atualizado há 2 dias

Os coordenadores da rede municipal de ensino de São Cristóvão participaram na manhã desta quinta-feira (15) de um encontro para apresentação de resultados do primeiro simulado do Projeto ‘Aprova Brasil’ dos 4º, 5º, 8º e 9º anos. A ação  realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) junto a Editora Moderna aconteceu no Paço Municipal.

O ‘Aprova Brasil’ é um material didático complementar da Editora Moderna, adquirido com recursos próprios da Semed, que dispõe de diversos conteúdos voltados para o aprimoramento dos alunos em provas externas como o Prova Brasil. No encontro de hoje, foi discutida a devolutiva do primeiro simulado realizado no início do mês com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) que ocorrerão em outubro.

De acordo com a técnica da Semed, Yane Beatriz, o ‘Aprova Brasil’ é um projeto que possui quatro simulados baseados em competências de português e matemática, e que a cada fase, os simulados são enviados na plataforma para que depois aconteça a devolutiva com os resultados obtidos pelos alunos. “Os resultados são pautados nas matrizes do Saeb em cima dos descritores, então é um projeto de suma importância como forma de preparação para essas provas. Com eles, nós sabemos o que os nossos alunos precisam melhorar, onde estão bons e aqueles que ainda precisam de reforço”, disse.

Yane Beatriz, técnica da Semed

Para Daniela Ribeiro, representante da Editora Moderna, o encontro de devolutiva serve para elaborar estratégias de aprendizagem para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. “A equipe da Semed de São Cristóvão tem prestado uma sistematização muito boa com relação a esse avanço e os aprendizados. E dentro dessa estrutura, a sequência que vem sendo dada dentro do projeto e essa flexibilidade que os coordenadores percebem de estar fazendo essa complementação com a prova e os materiais em sala de sala, eles conseguem ter um suporte muito maior para que possam desenvolver esse aprendizado junto dos alunos, não só para aprenderem neste ano, mas que eles possam avançar no ano de 2023”, acrescentou.

Daniela Ribeiro, representante da Editora Moderna

Opinião dos coordenadores

A coordenadora da EMEF Prof. Izidória Mendes, Patrícia Menezes, relatou a importância do Projeto como forma de trabalho com os alunos. “Com essa devolutiva nós poderemos trabalhar nas suas dificuldades e acompanhar os seus níveis. Isso é algo bem interessante para que nós possamos obter um ótimo resultado na prova Saese em outubro”, concluiu.

Patrícia Menezes, coordenadora da EMEF Prof. Izidória Mendes

Bruno Santos é coordenador da EMEF Gina Franco e elogiou o envolvimento de toda comunidade escolar durante a aplicação do primeiro simulado do ‘Aprova Brasil’. “Com certeza ser convidado para participar dessa devolutiva irá nos agregar enquanto coordenadores, porque nós estamos buscando informações junto a equipe da Editora Moderna para que possamos chegar aos professores e, a partir disso, traçar novos caminhos para obtermos melhores resultados na prova Saese”, finalizou.

Bruno Santos, coordenador da EMEF Gina Franco

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier