Apresentações de corais e projeção mapeada encantam o público na Praça São Francisco

23/12/2022 - 15:18 Atualizado há 2 dias

Na noite dessa quinta-feira (22) a magia do natal tomou conta da Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão. A Praça iluminada deu palco a apresentações de diversos grupos de corais, além da projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco e da presença do Papai Noel, que encantou o público de todas as idades. O evento foi realizado pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) e contou com a venda de alimentos e artesanato na Feira São Criativos.

O primeiro grupo a se apresentar foi a Orquestra Popular Villa-Lobos, seguida do Coral Canarinhos de Aracaju e do Coral Academia Sergipana de Letras. Jane Nascimento, diretora do Coral da Academia Sergipana de Letras declarou que “São Cristóvão é uma cidade brilhante porque é a nossa Cidade Mãe, a quarta cidade mais antiga do nosso país. E para nós da Academia Sergipana de Letras, é uma honra cantarmos e encantarmos o público daqui. Vamos oferecer o nosso amor ao nosso salvador Jesus Cristo e também para prestigiar a população sancristovense e aos turistas que aqui estão”, disse.

Jane Nascimento, diretora do Coral da Academia Sergipana de Letras

Para o prefeito Marcos Santana, promover eventos como este tem um propósito que está para além do entretenimento, pois auxilia no desenvolvimento econômico da cidade. “A realização destes eventos só tem um objetivo, que é o de satisfazer à população sancristovense, tanto no contexto cultural, quanto no econômico, com o aquecimento do comércio. Por isso queremos que eventos como este se consolidem como mais um atrativo para o nosso município e que venham pessoas de outras cidades para que também desfrutem de momentos tão bonitos como esse que estamos passando aqui na véspera de natal”, frisou.

Marcos Santana. prefeito

Quem concorda com o prefeito é a artesã Elisângela Leal, que aproveitou a ocasião para vender os seus produtos na Feira São Criativos. “São vários eventos que a Prefeitura vem promovendo e que ajudam a alavancar o comércio local e eu sou um exemplo disso. Trouxe os meus produtos para expor durante o FASC e agora estou aqui vendendo e aproveitando toda a programação de natal”, afirmou.

Elisângela Leal,  artesã

Público encantado com a programação

Maria Alexandra, psicóloga, é moradora de Aracaju, ex-integrante de um dos corais, veio à São Cristóvão prestigiar o filho e se encantou com o cenário da Praça São Francisco. “Eu sou ex-coralista e vim prestigiar todas as atrações musicais, em especial o grupo que o meu filho faz parte. Celebrar o natal nos proporciona esse momento de reflexão e encantamento, que é típico da época que e fica ainda mais especial quando atrelamos esta celebração à beleza das orquestras e à magia desta cidade histórica, rodeada de prédios tão bonitos. Estou muito lisonjeada de poder estar aqui vendo tudo isso de perto”, exclamou.

Maria Alexandra, psicóloga

Pedro Alexandre, estudante, contou que já visitou a cidade em outros momentos, mas nunca neste período natalino. “Eu vim especificamente para ver as apresentações musicais, porque tenho alguns conhecidos que fazem parte dos corais, mas acabei me encantando com toda a decoração das ruas e da Praça da Matriz, além da projeção na frente da Igreja. Valeu muito a pena ter vindo, porque estamos vivenciando momentos que ficarão registrados através de fotografias e com certeza em nossa memória”, destacou.

Pedro Alexandre, estudante

José Riveraldo de Jesus é comerciante e mora em São Cristóvão desde que nasceu, há 70 anos. Ele afirmou que ao longo da sua vida o município nunca teve uma gestão para promover tantas mudanças positivas na cidade, incluindo a realização de eventos. “Para mim é ótimo esse movimento que vem acontecendo na cidade, principalmente para quem tem comércio, como eu. Tenho 70 anos e nunca vi uma gestão valorizar tanto os moradores como esta, seja através de obras ou de eventos. Hoje eu posso dizer que sinto orgulho de ser sancristovense e espero que os meus conterrâneos compartilhem deste mesmo sentimento”, desabafou.

José Riveraldo de Jesus, comerciante