Após recuperar ruas, Prefeitura solicita à SMTT Aracaju que linhas de ônibus circulem pelo Tijuquinha II

16/02/2021 - 15:33 Atualizado há 3 dias

A Prefeitura de São Cristóvão tem investido cada vez mais na mobilidade urbana do município, através da pavimentação e requalificação de diversas ruas. No Tijuquinha, por exemplo, oito ruas foram totalmente reestruturadas recentemente, o que tem trazido melhorias para motoristas e pedestres que residem no bairro.

Após fazer a requalificação das vias e com intuito de ampliar o acesso da população ao transporte público, beneficiando àqueles que residem na região conhecida como Tijuquinha II, a Prefeitura está em tratativas com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju para que os ônibus passem a circular pelo local.

Rua Rio Branco

Os ofícios enviados pela Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Cristóvão, solicitam o acréscimo das ruas Rio Branco, Raimundo N. Santos, São José e São João no percurso de três linhas de ônibus que passam pelo bairro Tijuquinha.

Segundo o superintendente da SMTT São Cristóvão, Nilton José dos Santos, após o envio dos últimos ofícios, o município fica aguardando o retorno da SMTT Aracaju, já que o órgão da capital é o responsável por gerir o transporte público na região metropolitana.

“Estamos em contato com a SMTT de Aracaju desde outubro. Eles estiveram no local, solicitaram as alterações que seriam necessárias e nós realizamos. Fizemos o projeto do raio de giro entre a Rua São José e São João, rebaixamos a calçada  e sinalizamos. Eles vieram na última segunda fazer uma reavaliação e agora estamos aguardando o retorno para saber se será necessária mais alguma alteração, e se houver necessidade nós faremos. Nosso intuito é que os ônibus possam circular logo pelo Tijuquinha II”, explicou o superintendente.

Rua Raimundo Nascimento

Investimentos na mobilidade urbana

Para melhorar a mobilidade urbana no bairro, a Prefeitura de São Cristóvão investiu mais de R$ 1,5 milhão na pavimentação das ruas São Lourenço, São Francisco, Rio Branco, Itaporanga, Dr. Lauro Maia, Getúlio Vargas, Raimunda Nascimento e São José. Além delas, a Avenida Tancredo Neves foi totalmente recapeada.

De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Edílio Lima, as melhorias na pavimentação proporcionam uma melhor comodidade para a população e auxiliam na trafegabilidade.

“Nós estamos ampliando a capacidade de mobilidade com a melhoria da pavimentação. Se você mora em uma rua que alaga, tem erosão e não tem calçada, o seu potencial de mobilidade fica limitado. Quando melhoramos tanto a parte por onde os carros e outros veículos passam, como também entrega calçadas prontas, melhoramos a segurança e a mobilidade no local. Fizemos isso no Tijuquinha e queremos continuar fazendo em todo município”, destacou o arquiteto.

Rua São João