Ansiedade é a maior causa de busca pelo Plantão Psicológico

01/06/2020 - 19:31 Atualizado há 7 horas



A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um Plantão Psicológico pensando na saúde mental da população sancristovense durante a pandemia. Em três semanas, foram 67 pacientes atendidos e em cerca de 59% das consultas, a principal queixa era a ansiedade.

 

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira, é importante destacar que as evidências científicas tem apresentado que esta reação em massa é comum durante uma pandemia. “Estima-se também, que entre um terço e metade da população exposta a tal situação pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não haja nenhuma intervenção de cuidado para diversas reações e sintomas apresentados. E neste sentido, o serviço de plantão psicológico torna-se fundamental para o cuidado da população. Estamos orientando que os profissionais das equipes de saúde do nosso município incentivem cada vez mais a população a acessar o serviço do Plantão, assim como, o serviço está disponível para os profissionais.”, declarou.

 

 

O Plantão Psicológico é uma forma alternativa de atendimento psicológico, de caráter breve e individual que consiste num espaço de acolhimento e escuta para atender a demanda do sofrimento advindo da atual situação da pandemia do COVID-19. O atendimento teve início no dia 16 de abril com atendimento apenas para profissionais de saúde. Com a necessidade de aumento da oferta, o teleatendimento foi aberto ao público no dia 27 de abril, tendo como critério de inclusão pessoas maiores de 18 anos. Os pacientes atendidos durante o período avaliado têm idades entre 13 (com autorização dos pais) a 87 anos.

 

O serviço é ofertado por teleatendimento. O contato inicial do usuário é realizado por Whatsapp, onde são coletadas as informações que se seguirão com uma chamada telefônica realizada pelo profissional ao paciente. O serviço psicológico está disponível de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, através do whatsapp: (79) 99842-6841.

 

Foto: Dani Santos e Heitor Xavier