Análise sistemática da pandemia tem sido um diferencial na tomada de decisões em São Cristóvão

24/02/2021 - 15:04 Atualizado há 1 dia

A secretaria de saúde de São Cristóvão, através do Centro Municipal de Operações de Emergências em Saúde Pública de São Cristóvão (COE), tem realizado um trabalho de coleta, monitoramento e análise sistemática dos dados epidemiológicos desde o início da pandemia, o que tem norteado a tomada de decisões e as ações de enfretamento à covid-19 no município. Esse monitoramento das informações tem sido um diferencial na tomada de decisões, pois gera relatórios diários e semanais sobre a situação epidemiológica da população sancristovense, além da produzir os Boletins Epidemiológicos que revelam a evolução da pandemia a nível local.

Segundo o Gerente de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, José Marcos Santos, esse levantamento permite a identificação da prevalência da Covid-19 segundo diversas variáveis, além das taxas de incidência e taxas de mortalidade semanal e global/acumulada, e a média móvel junto ao desvio-padrão de casos novos e de óbitos.

“Fazer o levantamento dos dados da COVID-19 é essencial para monitoramento e avaliação efetiva da evolução e da situação epidemiológica da pandemia em nosso território, permitindo a identificação dos estágios das curvas epidêmicas de casos novos, internações e óbitos e as suas respectivas implicações na priorização e implementação das ações de combate à COVID-19. Pode-se dizer que funciona como um “sinalizador” para as tomadas de decisão por parte da gestão em saúde”, afirmou o gerente.

José Marcos Santos, Gerente de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão

Ainda segundo ele, o levantamento diário dos dados inclui o total de casos confirmados (acumulado), casos confirmados novos do dia (excluindo eventuais transferências e duplicidades), casos confirmados em monitoramento/ativos (incluindo isolamento domiciliar e hospitalar/internados em leitos de enfermaria e UTI), casos recuperados (acumulado), total de óbitos (acumulado), e óbitos novos do dia, entre outros.

“Em nível local, a partir de formulário eletrônico para notificação dos casos confirmados e suspeitos de São Cristóvão, obtêm-se também dados sobre o perfil sociodemográfico, comorbidades, sintomatologias, testagens e monitoramento de saúde dos sancristovenses com confirmação ou suspeita da COVID-19”, explica José Marcos.

Dados recentes da pandemia em São Cristóvão e em Sergipe

Segundo os dados mais recentes, relacionados à última semana avaliada (de 15 a 21 de fevereiro de 2021), São Cristóvão seguiu em estabilidade e Sergipe apresentou redução significativa na incidência/média móvel de casos novos em relação à avaliação da semana anterior (08 a 14/02). São Cristóvão registrou 167 casos novos nos últimos sete dias - um aumento de apenas 3,73% na média móvel de casos novos em relação à semana anterior (que registrou 161 casos novos) e Sergipe registrou 2.997 casos novos nos últimos sete dias - uma redução de 31,98% na média móvel de casos novos em relação à semana anterior (que registrou 4.406 casos novos).

Os Boletins Epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura do município, na aba “ações de enfrentamento”, através do link: https://transparencia.saocristovao.se.gov.br/municipio/covid19