Alunos do 5º ano da rede municipal participam de Aulão preparatório para o Saese

05/10/2022 - 13:30 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu nesta terça-feira (04) alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, para um Aulão com o objetivo de  revisar o conteúdo direcionado às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que ocorre do dia 07 a 18 de novembro, para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede pública.

Aulão Saese

Fabiana Andréa Silva Santos, técnica pedagógica da SEMED, explicou que o Saese acontece todos os anos e serve para medir o desempenho educacional das escolas municipais e estaduais em Sergipe. “A finalidade do Saese é preparar os alunos da rede pública de ensino para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede os indicadores em nível nacional. Essa avaliação só acontece em anos ímpares, porém a preparação é constante”, afirmou.

Fabiana Andréa Silva Santos, técnica pedagógica da SEMED

Entre as escolas que participaram do Aulão Saese está a EMEF Araceles Rodrigues, a EMEF Dep. Antônio Carlos Leite, EMEF João Francisco de Andrade, EMEF Dr. Lourival Fontes e EMEF Pedro Amado, todas acompanhadas pelos professores e gestores. As aulas de matemática foram ministradas pelo professor Cliverton Gustavo Guimarães, que considera o aulão uma forma dinâmica de aprendizado. “O objetivo é que os alunos desenvolvam a escrita, a leitura, sobretudo a interpretação de texto nos enunciados de matemática, para quebrarmos esse tabu que paira sobre a disciplina de uma forma diversificada e dinâmica”, explicou.

Cliverton Gustavo Guimarães, professor de matemática

De acordo com a diretora da EMEF Pedro Amado, Lilian Oliveira, a iniciativa do encontro é uma oportunidade de integração entre alunos de outras escolas, de forma que os ajude na troca de conhecimento. “A busca dos alunos pelo bom desempenho é o intuito desse encontro, que também é de suma importância para que haja uma integração entre as diversas escolas para que troquem conhecimento e se fortaleçam na busca pelo êxito, que é ampliar o conhecimento e colocar  a Cidade Mãe de Sergipe em num patamar de destaque, como foi com o nosso IDEB.

Lilian Oliveira, diretora da EMEF Pedro Amado

Emilly Luisa, estudante da rede municipal de ensino, está otimista para o resultado da avaliação e agradecida por todo empenho da Semed. “Eu tenho certeza que eu e meus colegas vamos alcançar uma boa nota, isso porque em sala de aula os professores já vêm trabalhando todo o conteúdo”. Alex Santo, conhecido pelos alunos como Tio Alex, ficou emocionado com o agradecimento. “Estou feliz com o reconhecimento e aproveito para reforçar a minhna admiração pelo projeto Avança Brasil e pelo programa Educa Mais São Cristóvão, que possuem um material rico, objetivo, claro e que se complementa. Os alunos só têm a ganhar com o conteúdo e o nível da preparação”, destacou.

Emilly Luisa, estudante e Tio Alex, professor do 5º ano

Fotos: Heitor Xavier