Alunos da Rede Pública de ensino de São Cristóvão entram em férias e Semed inicia o reforço escolar

19/07/2022 - 12:21 Atualizado há 7 horas

Os 8.500 alunos da rede pública de ensino entraram no período de férias nesta segunda-feira (18), e retornam para o segundo semestre no próximo dia 02 de agosto em todo o município de São Cristóvão.

Durante as duas semanas de férias a Secretaria Municipal de Educação realiza a intensificação da aprendizagem através de um reforço escolar estruturado, quando os alunos são divididos em grupos de níveis:  alunos na fase silábica, alunos não leitores e alunos leitores de frases. A diretora pedagógica Waléria Macário, explica: “dividimos eles em dois grupos para que possamos enfatizar o trabalho, exatamente, em cima das necessidades deles ao longo dessas duas semanas. Todo o material está sendo trabalhado na escola desde antes”

Waléria Macário, diretora pedagógica da Semed

Os potenciais alfabetizadores, dentre os professores que ingressaram na rede recentemente, e que por isso não tiveram acesso ao período de férias, foram treinados juntamente com estagiários e cuidadores formados em pedagogia que tem habilidade com alfabetização, e formaram grupos pelos níveis de aprendizagem dos alunos. “Ao final será realizada uma avaliação de leitura para sentir o quanto foi desenvolvido, se foi avançado de nível, a nossa meta, é concluir o ano letivo de 2022 com esses alunos lendo”, disse Waléria Macário.

O objetivo é assegurar o direito a leitura na idade certa, que é até os 7 anos, e corrigir os pontos que ainda não foram atingidos pelos demais do terceiro até o quinto ano do ensino fundamental. A previsão é ter 2000 alunos participando do reforço.  Waléria disse, ainda, que está “tentando levar também leveza, encantamento e trabalhos atrativos para que eles despertem, mesmo nesse período de férias. Não é porque estamos focados na aprendizagem que o momento deva ser maçante, mas pelo contrário, que eles se enriqueçam, que eles sintam orgulho em estar aprendendo. Se alegrem com esse percurso que estão fazendo”.

A Secretaria Municipal de Educação - SEMED organizou toda a estrutura, com transporte escolar e com alimentação para esse período de reforço que, ainda, combate o que os alunos perderam no período da pandemia.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier