Alunos da Rede Municipal participam de simulados preparatórios da prova Saese

03/11/2022 - 15:43 Atualizado há 1 hora



Desde o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Cristóvão tem mantido esforços em relação ao processo do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe - Sease 2022. Nesta semana, diversas escolas do município estão realizando simulados visando a preparação para a prova que será aplicada de 7 a 18 de novembro.

 

A prova Saese busca avaliar os níveis de alfabetização e de aprendizagem em língua portuguesa e matemática dos estudantes sergipanos. Por meio dos resultados dela, será possível gerar o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese), bem como outros indicadores voltados para a indução de uma educação como política de Estado, a exemplo do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais baseados em evidências.

 

Aplicada pela primeira vez em 2021, um dos resultados alcançados na Cidade Mãe foi a premiação da EMEF Maria de Lourdes Gomes, do bairro Tijuquinha, no primeiro lugar entre as escolas que compõem a Diretoria Regional 8, na categoria alfabetização e aprendizagem com nota 6,7. 

 

Fátima Paixão, diretora da EMEF Maria de Lourdes Gomes e Deise Barosso, secretária da educação

 

Para esse ano, a secretária da educação, Deise Barroso, contou que a Semed tem feito um trabalho constante para os dias de avaliação. “Nós fizemos a aquisição de material didático para as turmas que serão avaliadas, trabalhamos dando um suporte pedagógico a todas as escolas com a matriz de referência do Saese, além de aplicações de simulados e aulões para reforçar os descritores as habilidades e competências próprias do processo avaliativo”, explicou. 

 

“Esse momento avaliativo é importante pois nos dá um diagnóstico real em larga escala de como está a aprendizagem dos estudantes. Avaliar também serve para planejar, serve para aferir resultados e promover mudanças no sentido da busca de uma melhoria no índice de desenvolvimento de aprendizagem dos nossos alunos”, acrescentou. 

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

Preparando os alunos

 

Uma das escolas que receberam a aplicação dos simulados preparatórios nesta quinta-feira (03) foi a EMEF Manoel Assunção, localizada no Parque Santa Rita, para os alunos dos 2º e 5º anos. A coordenadora da escola, Daisy Fontes, expressou de forma positiva a rotina dos simulados, pois servem como monitoramento do desempenho dos alunos, e acrescentou a necessidade do trabalho pedagógico da Semed entre os profissionais da educação para oferecer as melhores condições aos alunos. 

 

 

 

“A mobilização escolar também é importante. Nós fizemos uma reunião com os pais mostrando o que é a prova Saese, o material apresentado e o objetivo da avaliação, então todos aqui estamos de mãos dadas entendendo esse percurso para a coisa fluir, porque o aluno pode ter toda a preparação, mas se a família não ajuda colaborando para que haja uma frequência escolar, de nada adianta”, finalizou.

 

Daisy Fontes, coordenadora

 

Para a professora do 5º ano, Clésia Sobral, a prova Saese também é uma forma de revisar os assuntos vistos ao longo do ano. “Os alunos estão bem ansiosos para a prova porque os simulados são uma forma de preparação para eles, dizendo como será feita a avaliação, quem será o aplicador e principalmente a questão do preenchimento do gabarito porque eles ficam muito nervosos, então nós estamos trabalhando em cima disso para que o resultado seja satisfatório”, concluiu. 

 

Clésia Sobral, professora 

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier